quinta-feira, 16 de março de 2023

NOVO CHEFE DA POLÍCIA FEDERAL EM CAXIAS É EMPOSSADO EM CERIMÔNIA NA UNIFEMA


No dia 15 de março de 2023, o jovem delegado Helano Medeiros Lima assumiu a chefia da Delegacia da Polícia Federal em Caxias. A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Unifema e foi presidida pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Maranhão, Sandro Rogério Jansen Castro.
Helano Medeiros Lima tem raízes no município de Matões e é filho do casal Henrique Cesar e Eliane Medeiros. Ele é sobrinho da professora Marciana Bezerra (ex-gestora da URE/Caxias) e do ex-vereador Tevi Lima, além de ser casado com Daniela Pegoraro Medeiros e pai de Catarina, de 9 anos, e Vicente, de 7 anos. Além disso, ele é primo-irmão do vereador matoense Lucas Medeiros e neto do ex-vereador Paulo Medeiros.
Em 2010, Helano Medeiros Lima foi aprovado para o cargo de Escrivão de Polícia Federal e exerceu essa função na Superintendência do Estado do Maranhão até 2014, quando foi aprovado para o cargo de Delegado de Polícia Federal e tomou posse na Delegacia de Polícia Federal em Araguaína, Tocantins, onde exerceu a função de chefe substituto da Delegacia. Em 2016, foi removido para a Polícia Federal em Palmas, Tocantins, onde exerceu as funções de chefe da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos - DELEAQ, chefe da Delegacia de Controle de Segurança Privada - DELESP e, posteriormente, chefe da Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros - DELECOR. No final de 2020, foi convidado para assumir a função de chefe da Delegacia Regional de Polícia Judiciária (DRPJ) da Polícia Federal em Rondônia e, no período de um ano, coordenou a execução de 55 operações especiais naquele estado. Em 2022, esteve como chefe substituto da Coordenação de Repressão a Crimes Ambientais e Patrimônio Histórico e Cultural, na Sede da Polícia Federal em Brasília, apoiando principalmente na coordenação de operações de repressão a crimes ambientais nos Estados da Amazônia Legal.
Na área acadêmica, Helano Medeiros Lima é especialista em Direito Público e em Direito Privado pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2009) e especialista em Estado de Direito e Combate à Corrupção pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2017). Na qualidade de professor, ministrou aulas nos cursos de Direito da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, na Faculdade ITPAC em Araguaína, Tocantins, e na Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, além de ter ministrado aulas nos últimos Cursos de Formação da Polícia Federal, na Academia Nacional de Polícia - ANP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA NA ESTRADA: PROFESSOR CAXIENSE DE HISTÓRIA PERDE A VIDA EM ACIDENTE FATAL

Na tarde desta quarta-feira (8), uma tragédia abalou a comunidade de Caxias. Marcelino Barbosa,  professor de História de 63 ano...