quinta-feira, 16 de março de 2023

ARTIGO-"SAIXAC: UM REINO EM CRISE LIDERADO POR UM MENTIROSO" 3•EPISÓDIO


No reino de Saixac, o rei Oibaf está no poder há muito tempo e, segundo dizem, é muito rico. Alguns afirmam que sua fortuna foi acumulada conquistando terras em batalhas, outros dizem que vem de uma mina de ouro explorada, mas ninguém sabe como. Existem muitas divergências sobre isso.

A área palaciana tem muitos comércios, e parte da economia vem também de funcionários ligados à corte, enquanto a região produz muito pouco na área da agricultura, apesar de ter terras férteis e potencial hídrico. Cerca de 90% dos alimentos são produzidos em outros reinados, mas isso não parece preocupar muito o rei, que gasta fortunas dizendo que são para construção de obras que, às vezes, ninguém sabe onde estão sendo construídas.
As poucas que são feitas, dizem que é para atrair gente de outros reinados. O resultado é inexpressivo, e o pior é que gera poucos empregos, e há também obras que nem são concluídas, como a construção que já dura sete anos e ganhou o nome de "Torre de Babel", pois nunca termina. Dizem que será para organizar vendedores ambulantes.

Enquanto isso, os idosos que trabalham no  castelo, alguns já passaram do prazo de 4 a 5 anos de serviço para sua aposentadoria, sobrevivem com uma pequena ajuda gerada por tributos repassados ao castelo e sem direito a abonos, embora as más línguas afirmem que essas moedas não têm chegado ao povo de forma justa, inclusive com suspeitas de desvios dos tributos.
Muitos colonos vivem sem trabalho, à espera de promessas de emprego por parte dos conselheiros ligados à corte, na esperança de um dia ocupar uma função no palácio real, mesmo que a folha salarial já esteja inchada. Além disso, o rei Oibaf parece não ter nenhum respeito pelos mestres e educadores da corte, atrasando o início do ano letivo e não repassando benefícios, salários ou aumentos de forma justa.

Há até comerciantes com tendas alugadas à disposição do castelo, muitos reclamando que estão há muito tempo sem receber os valores dos aluguéis. Recentemente, o rei Oibaf destituiu seu próprio sobrinho de uma posição ligada ao castelo e escolheu outra pessoa que é presidente da Associação dos Conselheiros do Reinado. Esse novo escolhido, chamado Odracir, é supostamente mais subserviente ao rei. No entanto, não se sabe até quando essa confiança durará, já que a majestade não passa confiança para o povo.
Há rumores de que o rei é mentiroso e não cumpre a palavra, sempre voltando atrás no que diz. Isso é diferente dos outros líderes, que costumam honrar suas palavras. O comportamento tirânico do rei tem deixado a população indignada e pronta para enfrentá-lo em uma batalha eleitoral, onde a espada é o voto para afastá Oibaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ELEITORES TÊM ATÉ ESTA QUARTA-FEIRA (8) PARA REGULARIZAR O TÍTULO E VOTAR ESTE ANO

Os eleitores de todo o país têm até esta quarta-feira, 8 de maio, para regularizar seus títulos eleitorais. Isso inclui resolver...