Recentemente, os profissionais da educação do município de Caxias ganharam uma nova entidade de representação: a Associação dos Profissionais da Educação de Caxias MA (APECMA). Com a mudança da terminologia para Profissionais da Educação Básica, a entidade tem como objetivo representar professores da educação básica, segurança escolar, AOSG, AOSD, secretário escolar, supervisor pedagógico, intérprete de Libras, revisor de texto em Braille, transcritor de Braille, agente de inclusão escolar, auxiliar de cozinha, manipulador de alimentos, auxiliar administrativo, coordenador pedagógico, assistente social e psicólogo, auxiliar bibliotecário e gestor escolar, além de aposentados e pensionistas.
De acordo com a diretoria executiva da APECMA, representada pela presidente, professora Socorro Felix, a entidade surgiu da necessidade de reabrir o diálogo com a gestão pública como mecanismo para destravar e alcançar objetivos desses profissionais que vêm sofrendo retrocessos. A associação não veio para fazer disputas, mas sim para contribuir na garantia do direito, independente da condição do profissional da educação ser contratado, concursado ou aposentado. "O que não se pode é calar a voz!", ressaltou a professora.
A professora ainda destacou que a APECMA inicialmente irá abrir o diálogo com a gestão pública para discutir a atualização do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público de Caxias, que é de 2000. Segundo ela, embora seja uma discussão técnica, é importante observar o que diz a legislação sobre os profissionais da educação, que necessariamente precisam ter suas carreiras regulamentadas, como colocado no Plano Nacional de Educação (PNE), lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014, em sua meta 18 e no Novo Fundeb lei nº 14.113/20.
A APECMA estará iniciando as filiações dos sócios e manterá parcerias com farmácias, supermercados e outros estabelecimentos abertos aos profissionais da educação contratados, efetivos, concursados, aposentados e pensionistas que queiram fazer parte desta nova entidade de representação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário