Mesmo não expondo a situação por ser um político do diálogo, Brandão não conta mais com a amizade e apoio do ex-governador, senador e ministro da justiça, Flávio Dino
O senador e Ministro da Justiça, Flávio Dino, muda de esquina para não topar com o governador Carlos Brandão.
Mesmo tentando não expor a situação por ser um político do diálogo, Carlos Brandão não conta mais com a amizade e apoio do ex-governador, senador e ministro da justiça, Flávio Dino.
O rompimento se deu ainda em dezembro de 2022, porém, vem sendo abafado o máximo possível pelo Palácio dos Leões.
Segundo uma fonte bastante ligada ao ministro Flávio Dino, um acordo havia sido feito para que o deputado Othelino Neto fosse reconduzido ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ocorre que, Othelino Neto, não era visto como alguém de confiança dentro da ala Brandão.
O governador queria alguém ligado às suas boas ideias no comando da ALEMA e, com esse propósito, convidou a deputada Iracema Vale para concorrer ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa. Othelino Neto com o apoio de Flávio Dino ainda tentou continuar com sua candidatura, mas não suportou a força do governador Carlos Brandão e acabou desistindo da candidatura à presidência da ALEMA.
Outro ponto que deixou Flávio Dino desapontado com Brandão, foi o fato de o governador indicar para o primeiro escalão vários nomes ligados ao grupo Sarney. Brandão “deu uma limpa” no Palácio dos Leões e retirou de vários cargos nomes bastante ligados ao ex- governador.
Flávio Dino sentiu que já não era mais o maior nome da política maranhense nos últimos anos e, principalmente, agora.
Brandão vem dando uma verdadeira lição no ex-governador, mostrando a Dino o que é de fato um verdadeiro líder. Brandão conta com o apoio de praticamente todos os 217 prefeitos, de quase todos os 42 deputados estaduais e de mais de 90% dos deputados e deputadas federais.
Para 2026, Brandão encontra-se disposto a não renunciar ao seu mandato para concorrer ao senado. Se ele renunciar em 2026, assumiria o vice-governador Felipe Camarão e, naturalmente, Camarão seria candidato à reeleição. Ocorre que, Felipe Camarão é aliado de primeira hora de Flávio Dino, mesmo sendo vice e ocupando a secretaria de educação.
Dependendo da boa atuação e lealdade da deputada Iracema Vale, Brandão já estuda a ideia de lançá-la candidata a governadora em 2026.
O Blog Minuto Barra questionou um aliado de Flávio Dino quanto ao relacionamento político com o governador Brandão.
“Existem abraços entre os dois”? respondeu o aliado; completando em seguida, “não existe sequer um aperto de mão; e finalizou, o ministro evita ao máximo qualquer aproximação com Brandão”. Pontuou.
Flávio Dino já não mais aparece em eventos em que Brandão se encontra. A última aparição dos dois na mesma mesa, foi em dezembro, durante a solenidade de diplomação dos eleitos pelo TRE em São Luís.
Flávio Dino rejeitou o convite de Brandão para comparecer na posse dos secretários em Imperatriz. Sendo que antes, Flávio Dino não compareceu na solenidade de recondução de Brandão ao cargo de governador em 6 de janeiro de 2023.
Já no evento realizado pela Famem agora, entre os dias 13 e 14 de março, Flávio Dino se recusou em ser palestrante no mesmo dia em que Brandão foi o palestrante. Uma fonte segura disse ao Blog Minuto Barra que Flávio Dino pediu ao presidente da Famem a colocar ele e Brandão em dias diferentes. Pedido atendido prontamente.
O rompimento é real!
MINUTO BARRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário