A cassação de vereadores por crimes eleitorais, têm apresentado novas composições políticas na câmaras municipais. Essas decisões do colegiado eleitoral nos estados e a confirmação do veredito pelo Tribunal Superior Eleitoral, devem-se às chamadas candidaturas laranjas.
No entanto, tanta jurisprudência, nem sempre beneficia o autor da ação. É o caso de Caxias (MA), enquanto poucos tiveram a coragem de ingressar contra as legendas que praticaram esse tipo de crime, uma única pessoa levou adiante o clamor das eleições limpas no Brasil, sobretudo valorizando o voto para quem de fato estava disposto a representar o povo nos parlamentos municipais.
Em Caxias, o jornalista Valdir Rios, que há anos vem combatendo a corrupção política à frente do programa a Voz do Povo e redes sociais, foi candidato nas eleições de 2020 e, sentindo-se prejudicado pelas candidaturas laranjas, foi o único a assinar a denúncia contra os partidos.
Na ação do jornalista Valdir Rios junto ao Supremo Eleitoral, as candidaturas do Partido Progressista foram cassadas e, por consequência, a perda dos seus dois candidatos eleitos; subitamente favorecendo Fause Simão e Magno Magalhães, que agora, oportunamente ganharam assento no parlamento caxiense.
A pergunta que se faz agora é: Os novos vereadores serão gratos ao autor da ação ou farão como o chefe do executivo caxiense que vem perseguindo Valdir Rios após esse posicionamento político?
Além do PP, Valdir Rios denunciou ao Ministério Público Eleitoral (MPE), pela mesma prática, os partido PL, PT, PC do B, PSDB e Podemos. Então aguardem, os casos ainda serão julgados e muita coisa pode mudar.
Fonte:Capital do leste
Nenhum comentário:
Postar um comentário