"O professor Francinaldo Morais, 58 anos, natural de Caxias-MA e mestre em História do Brasil pela UFPI, é alguém que há muito tempo acompanha criticamente a história recente da cidade. Sobre a entrega da obra do Shopping dos Camelôs ocorrida neste sábado, dia 6, ele levanta uma série de questionamentos bastante pertinentes que passamos a comentar.
1. Depois de quanto tempo? Não há informações específicas sobre o prazo para a conclusão do projeto.
Seria importante entender se houve algum atraso significativo na conclusão do projeto e as razões para isso.
2. A que custo?
O custo do projeto de construção do shopping é uma questão importante, pois a construção de um empreendimento dessa magnitude pode envolver um orçamento significativo. Seria importante saber se o orçamento foi seguido e se o projeto foi concluído dentro do orçamento estabelecido.
3. Quantas empreiteiras e subempreiteiras?
O número de empreiteiras e subempreiteiras envolvidas no projeto também pode ser uma preocupação. Quanto maior o número de empresas envolvidas, maior a complexidade da gestão do projeto e maior a probabilidade de problemas de coordenação e controle de qualidade.
4. Quantos aditivos ao projeto original?
Os aditivos ao projeto original são uma preocupação, pois podem aumentar significativamente o custo e o tempo necessário para a conclusão do projeto. Seria importante entender se houve aditivos ao projeto original e, em caso afirmativo, quais foram os motivos e os custos envolvidos.
5. Esta obra resistiria a auditoria pública independente?
Uma auditoria pública independente seria importante para avaliar se o projeto foi concluído de acordo com os padrões e requisitos legais e regulatórios. A transparência e a prestação de contas são essenciais em projetos financiados pelo município e envolvendo recursos públicos.
6.Uma CPI, de um Parlamento independente, na CV, em Caxias, esclareceria muito sobre o chamado Shopping dos Camelôs!!
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pode ser uma ferramenta útil para investigar possíveis irregularidades ou problemas com o projeto. Uma CPI independente e imparcial pode ajudar a esclarecer quaisquer preocupações e garantir que o projeto tenha sido concluído de maneira adequada e dentro dos padrões legais e éticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário