A Polícia Federal em Caxias deflagrou nesta quinta-feira (25), de maio, a Operação "Fraude Itinerante", em resposta à prisão em flagrante ocorrida em 24 de março de 2023. Na ocasião, um homem foi detido devido a uma série de saques fraudulentos de contas bancárias em vários municípios do Maranhão.
Um mandado de busca foi cumprido na residência de sua companheira, localizada na cidade de Crateús, no estado do Ceará. Durante a operação, foram encontrados outros cartões falsos, conhecidos como cartões clonados, bem como novos dispositivos utilizados para o crime de furto mediante fraude, popularmente conhecidos como "chupa-cabras". Esses dispositivos são instalados em caixas eletrônicos de diversos bancos, inclusive em agências da Caixa Econômica Federal, como ocorreu em Caxias/MA.
Esses equipamentos possibilitam a clonagem dos cartões e a filmagem das senhas dos titulares, permitindo que membros de associações criminosas efetuem saques, causando prejuízos imediatos aos titulares das contas e consequentemente às instituições financeiras.
O nome da operação faz referência à forma de atuação de associações criminosas que praticam esse tipo de crime. Durante a prisão, foram encontrados indícios de que o autor percorria diversos municípios maranhenses, cometendo o mesmo delito, caracterizando um esquema itinerante de fraudes.
Vale ressaltar que o crime de furto qualificado mediante fraude tem pena prevista de 4 a 8 anos de reclusão.
Para mais informações, entre em contato com a Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão através do e-mail cs.cxa.ma@pf.gov.br ou pelo telefone (99) 3422-6507.
POLÍCIA FEDERAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário