quarta-feira, 10 de maio de 2023

POLÍCIA FEDERAL E SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO RESGATAM TRABALHADORES EM CONDIÇÕES DEGRADANTES EM FAZENDA DE ALDEIAS ALTAS NO MARANHÃO (VEJA VÍDEO)


OPERAÇÃO CERRADO DEGRADANTE
A Polícia Federal em Caxias-MA e a Superintendência Regional do Trabalho - SRTb, no Maranhão, realizaram uma ação conjunta que resultou no resgate de oito trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma fazenda de soja localizada no município de Aldeias Altas/MA.
O caso foi inicialmente reportado à Procuradoria do Trabalho, que prontamente encaminhou a denúncia à Polícia Federal e à SRTb. No dia 9 de maio de 2023, os auditores do trabalho e equipes da Polícia Federal se deslocaram até a fazenda e constataram a veracidade das informações.
No âmbito trabalhista, os responsáveis pela fazenda, acompanhados de um advogado, estão sendo interrogados pelos auditores fiscais do trabalho na sede da Delegacia da Polícia Federal em Caxias. Os auditores realizarão os cálculos necessários para determinar os valores devidos em créditos trabalhistas e solicitarão a comprovação da adoção de outras medidas indicadas.
No âmbito criminal, um inquérito policial foi instaurado para investigar os fatos. Se for confirmada a hipótese de crime, os indivíduos envolvidos poderão ser acusados de reduzir alguém à condição análoga à escravidão, de acordo com o artigo 149 do Código Penal Brasileiro, devido às condições degradantes observadas durante a fiscalização.
O nome da operação está relacionado às condições degradantes às quais os trabalhadores estão sendo submetidos nas fazendas que adentram o cerrado brasileiro.

VÍDEO:


Para mais informações, entre em contato com a Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão através do e-mail cs.cxa.ma@pf.gov.br ou pelo telefone (99) 3422-6507.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA NA ESTRADA: PROFESSOR CAXIENSE DE HISTÓRIA PERDE A VIDA EM ACIDENTE FATAL

Na tarde desta quarta-feira (8), uma tragédia abalou a comunidade de Caxias. Marcelino Barbosa,  professor de História de 63 ano...