terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

LOCAIS COM RISCOS DE ALAGAMENTOS EXIGEM CUIDADOS REDOBRADOS COM A ENERGIA ELÉTRICA

Com o período de intensas chuvas, época em que algumas cidades e bairros têm maior propensão a risco de alagamentos, os cuidados devem ser redobrados para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. Embora a Equatorial Maranhão realize o desligamento de toda a área com risco de alagamento ou inundação, é imprescindível que a população também tome medidas preventivas para evitar curtos-circuitos, perda de eletrodomésticos ou até mesmo acidentes fatais.

É importante destacar que o alagamento trata-se de um acúmulo momentâneo de água em alguns locais, que pode invadir casas. Já as inundações são fenômenos mais perigosos, em que o nível dos rios, por exemplo, ultrapassa o limite natural por conta do acúmulo de água das chuvas. Neste último caso, os prejuízos são maiores e podem, inclusive, causar a morte de pessoas.

E para prevenir acidentes com a energia, em qualquer situação, a Equatorial Maranhão orienta que ao menor sinal do aumento do nível de água os moradores devem desligar o disjuntor que fica perto da caixa de medição da empresa (também conhecido como relógio ou medidor). “A água conduz muito bem a eletricidade, por isso é necessário essa atenção. Se ela chegar a tocar tomadas e interruptores, as chances de um curto-circuito são grandes”, afirma Rogério Farias, Técnico de Segurança da distribuidora.

Caso o disjuntor também corra risco de ser atingido pela água, a recomendação é ligar para a Concessionária de energia pelo número 116. Durante o contato, explicar a situação de alagamento e solicitar o desligamento no ramal de serviço. O Técnico ainda reforça que é importante “retirar todos os equipamentos das tomadas e colocá-los em locais altos para evitar contato com a água”, pontua.

Passada a situação de alagamento, ele ainda acrescenta que é necessário fazer uma vistoria nos pontos atingidos pela água antes de religar a energia. “Deve-se limpar os interruptores, as tomadas, fiações e caixas apenas com um pano úmido, nada de água. Em seguida, passar um pano seco e tirar os fiapos. Importante não encostar em paredes úmidas e sempre pedir para um profissional fazer uma vistoria interna na fiação”, orienta.

Outra recomendação é não subir em postes ou torres para se proteger da inundação, mesmo que a rede elétrica local seja desligada. A Equatorial Maranhão ainda reforça que os cuidados com a eletricidade devem acontecer durante o ano inteiro e, em casos de urgência, o consumidor pode entrar em contato, gratuitamente, pelo número 116.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL ASSEGURA FUTURO DO INSTITUTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DE CAXIAS-MA

No auditório do CDL, membros do Instituto  Histórico Geográfico de Caxias se reuniram nesta sexta-feira (26), com o Secretário d...