NÃO É NECESSÁRIO PARALIZAÇÃO NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DEVIDO A UM VASAMENTO DE ÁGUA BRUTA.
O centro da cidade de Caxias enfrenta constantemente problemas de falta de água, e mesmo os moradores que possuem reservatórios estão tendo dificuldades devido à demora em resolver o problema.
Recentemente, ocorreu uma paralisação no sistema de abastecimento de água das 14h às 20h devido ao vazamento na adutora de água bruta (400 mm).
É necessário estar atento o tempo todo para evitar esse tipo de problema, o que evidencia a falta de planejamento para lidar com essa situação constrangedora.
Seria interessante que houvesse um aviso prévio e um trabalho mais eficiente para facilitar a vida dos usuários que dependem do abastecimento de água.
Além disso, está prevista mais uma paralisação na região central devido a problemas com as válvulas que controlam o fechamento das comportas, o que poderia ser melhor gerenciado.
O desperdício maior está relacionado ao gasto de energia para captar água do rio e levá-la até o local onde ocorre o vazamento. Nesse local, não há cloração nem outros trabalhos sendo realizados, apenas o funcionamento da bomba.
Com base na foto, parece ser um caso de captação de água. Se esse for o caso, não seria necessário realizar duas paralisações. Seria possível planejar uma única paralisação, deixando o vazamento na rede e equacionando isso, inclusive diminuindo a pressão na bomba. Tudo isso pode ser feito.
Além da falta de manutenção adequada, também não há investimento na melhoria da rede, mudança de equipe ou qualquer tipo de aprimoramento.
O SAAE, responsável pelo saneamento básico, possui recursos financeiros, mas é necessário otimizar e melhorar ainda mais sua eficiência, assim como foi feito no passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário