terça-feira, 11 de abril de 2023

SANEAMENTO BÁSICO: UMA NECESSIDADE IGNORADA NO MARANHÃO


Após visitar o estado do Maranhão e sobrevoar uma área afetada por chuvas, o ex-presidente Lula afirmou que "não dá para construir casa onde a gente sabe que vai ter enchente". No entanto, a maior causa de enchentes urbanas não é apenas a chuva, mas sim deficiências estruturais, dentre elas a principal é o sistema precário de escoamento e esgoto. Recentemente, o presidente Lula foi criticado por ter se oposto ao marco do saneamento básico, mesmo sendo um serviço de extrema importância para a população.
De acordo com o Instituto Trata Brasil, apenas 13% da população maranhense têm coleta de esgoto. Na capital, metade do esgoto produzido chega a ser coletada, mas apenas 20% recebe tratamento. No ranking do saneamento, São Luís ocupa a posição 85, estando entre as 20 piores colocadas. Vale ressaltar ainda que, durante a votação do marco do saneamento, tivemos dois senadores do estado contra: Eliziane Gama e Weverton Rocha.
Como alguém em sua sanidade pode tentar atrasar a chegada desse benefício, principalmente para a população carente? O Brasil poderia economizar R$ 25 bilhões em gastos com saúde em um período de 20 anos caso tivesse alcançado a universalização do saneamento básico, conforme um estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil.
Em resumo, o PT e a esquerda em geral são responsáveis por muitos problemas, mas sempre terceirizam a própria culpa. É preciso que a população esteja atenta e cobre dos governantes ações efetivas para melhorar o saneamento e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFLAÇÃO NA CEIA DE NATAL: CARNES SOBEM ATÉ 17% E PESAM NO BOLSO DO CONSUMIDOR

Os brasileiros que sonhavam com a promessa de carne acessível após as eleições estão enfrentando uma realidade bem diferente. Um...