Na noite de quarta-feira (19), a cidade de Caxias-MA ficou chocada com mais um crime que resultou na morte do advogado Ronaldo de Oliveira Sousa Rego. Ronaldo foi baleado na cabeça dentro do estabelecimento comercial de autopeças para motocicletas de propriedade de seu pai, Reginaldo, por um homem disfarçado de entregador do Ifood. A notícia da morte de Ronaldo gerou grande comoção na cidade, e a OAB Seccional Maranhão e a OAB Subseção Caxias emitiram uma nota de pesar.
Este crime ocorre em meio a um aumento significativo nos índices de criminalidade no estado do Maranhão nos últimos meses. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do estado, o número de homicídios dolosos aumentou em 34,4% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os crimes de roubo e furto também apresentaram um aumento considerável, com alta de 23,7% e 14,8%, respectivamente. A região metropolitana de São Luís, capital do estado, concentra a maior parte dos casos, mas as cidades do interior também têm registrado índices preocupantes.
As autoridades locais apontam a falta de investimentos em segurança pública como um dos fatores que têm contribuído para o aumento da criminalidade no estado. Além disso, a precariedade das condições socioeconômicas de muitas regiões, aliada ao aumento do consumo de drogas, também tem sido apontada como um fator agravante.
Diante desse cenário, a sociedade civil tem cobrado medidas mais efetivas por parte das autoridades, como o aumento do efetivo policial, a melhoria da infraestrutura das delegacias e o investimento em programas sociais que visem a prevenção da violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário