quinta-feira, 18 de junho de 2020

SE O INQUÉRITO DAS FAKE NEWS FOSSE LEGAL NÃO HAVERIA NECESSIDADE DE JULGAR SUA LEGALIDADE DIZ DEPUTADO

“Se o inquérito das fake news fosse legal não haveria necessidade de julgar sua legalidade, pois teria seguido o que está descrito em le”, afirmou nesta quinta-feira (18) o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança.

“O que o STF está fazendo é transformar um inquérito ilegal em legal”, completou.

Nesta quarta-feira (17), o Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela validade do inquérito ilegal das “fake news”.

A ação foi retomada ontem com os votos dos ministros Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, que defenderam a continuidade das apurações. O ministro Edson Fachin já havia votado na semana passada.

O chamado “inquérito das fake news” foi instaurado, de acordo com o STF, para apurar “notícias falsas”, “denunciações caluniosas”, “ofensas” e “ameaças” a ministros da corte.

A Rede Sustentabilidade alegava que não há indicação de ato praticado na sede ou dependência do STF ou quem serão os investigados e se estão sujeitos à jurisdição do STF e argumenta que, “salvo raríssimas exceções, não compete ao Poder Judiciário conduzir investigações criminais”.

No julgamento de ontem, os ministros afirmaram as investigações são constitucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPUTADO ESTADUAL RODRIGO LAGO FORTALECE VÍNCULOS COM CÂMARA MUNICIPAL DE CAXIAS

Em um encontro marcado pela troca de ideias e fortalecimento de vínculos, o Deputado Estadual Rodrigo Lago do partido (PCdoB), v...