segunda-feira, 30 de novembro de 2020

COM RECORDE DE ABSTENÇÕES, COVAS E BOULOS PERDEM PARA A SOMA DE VOTOS NULOS, BRNCOS E ABSTENÇÕES



Após o Segundo Turno das eleições municipais que aconteceram no último domingo, 29/11, Bruno Covas (PSDB) foi declarado reeleito na capital paulista e seu adversário, Guilherme Boulos (Psol) obteve a derrota ‘ficando em segundo lugar’.

O que, porém, não se fala nos discursos, é que os dois candidatos, na verdade, perderam para a soma de votos em branco, nulos e abstenção.

Em São Paulo apenas 69,19% do eleitorado compareceu às urnas neste domingo.

Segundo os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Covas obteve o total de 3.169.121 dos votos válidos, 480,336 a menos que os números de eleitores que votaram branco (273.216) ou nulo (607.062) e os que optaram pela abstenção (2. 649.457).

Quando analisamos os votos obtidos pelo candidato do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), a derrota fica ainda mais visível. Boulos perdeu a disputa, com 2.168.109 votos válidos, 601.070 a menos do que os números de eleitores que ‘ficaram em casa’.

O número de abstenção alcançou um nível maior em todo o país neste Segundo Turno, a média foi de 29,47%. Para o Presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, os dados ultrapassaram a expectativa para este ano, segundo ele, em razão da COVID-19.

“Tradicionalmente, o segundo turno das eleições possui maior quantidade de abstenções. No entanto, a deste ano foi maior que desejaríamos, mas temos de levar em conta que estamos em uma pandemia. O ideal seria que a abstenção tivesse sido menor, mas um comparecimento de mais de 70% não deixa de ser um fato que merece ser comemorado”, afirmou em entrevista coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPROMISSO REAL: ATENDENDO OS MAIS NECESSITADOS SEM DEMAGOGIA

Em um mundo repleto de promessas políticas vazias, a verdadeira vontade de atender os mais necessitados emerge como um farol de ...