sexta-feira, 29 de abril de 2022

IMPOPULAR E SEM CONTROLE EMOCIONAL, CIRO FALHA MISERAVELMENTE ‘NO TESTE DAS RUAS’ (VEJA O VÍDEO)


Quando dizemos diariamente, aqui mesmo, nas reportagens do JCO, que a voz que vem das ruas – já apelidada de ‘Pesquisa DataPovo’ – é a verdadeira demonstração da vontade popular no campo da política, não é preciso ir muito longe para obtermos a prova.


A última veio de forma contundente e irrefutável, nas passagens de Ciro Gomes (PDT), pré-candidato à presidência da República, por ambientes em que teve contato com o público.

E ele falhou miseravelmente, quando foi praticamente enxotado pelos participantes da mais importante feira de Agronegócio da América Latina, a Agroshow 2022, realizada ao longo desta semana, em Ribeirão Preto, no interior de SP.

Sem suportar os gritos e acenos de apoiadores de Jair Bolsonaro – a grande maioria entre os presentes – optou por ofender e agredir fisicamente, atirando para todos os lados, em evidente descontrole emocional.

Algo que não é novidade em sua trajetória pública, mas que vem se tornando contumaz.

Mas sua impopularidade se faz presente também em ambientes tranquilos, como o aeroporto, em situação registrada por um viajante e publicada nas redes. Ciro está na fila de embarque, sem ser incomodado ou abordado por ‘absolutamente’ ninguém.

Um candidato à presidência que não consegue um único aceno, sorriso ou abordagem para uma simples ‘selfie’. Algo que contrasta de forma brutal com as passagens de Jair Bolsonaro por ambientes similares, quando é recebido por apaixonadas multidões.


Vale ressaltar que o vídeo no aeroporto é recente, provavelmente desta mesma semana, em Ribeirão Preto, dada a coincidência das roupas que utiliza e da presença do assessor que o acompanha, - o mesmo que está nas cenas grotescas da Agrishow.

Ciro, o eterno candidato dos 10% nos primeiros turnos de disputas ao Palácio do Planalto, corre o risco, desta vez, de sequer chegar a dois dígitos.

Uma vergonhosa aposentadoria que deveria ser iniciada imediatamente!

Confira toda a impopularidade do 'coroné' nos dois vídeos abaixo:


https://youtu.be/N_olWeafDq4

https://youtu.be/K84YbWmC60s


Cidadenline 

PAI É PRESO SUSPEITO DE ABUSAR SEXUALMENTE DA PRÓPRIA FILHA DE OITO MESES NO MARANHÃO


A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, nesta quinta-feira (28), cumpriu um mandado de prisão contra um homem, de 30 anos, suspeito abusar sexualmente da própria filha de oito meses. A prisão aconteceu em Alto Alegre do Maranhão, cidade localizada a 205 km de São Luís.

Segundo a polícia, o crime foi flagrado pela mãe da criança. Ela procurou a Delegacia de Polícia Civil em Alto Alegre do Maranhão e fez uma denúncia.

Após ser denunciado, o suspeito fugiu do local e estava foragido. Depois de buscas na região, ele foi localizado e preso.

Ele vai responder pelo crime de estupro de vulnerável. Em seguida, ele foi encaminhado para a Unidade Prisional de Bacabal, onde ficará à disposição da justiça.


G1ma 


ALUNO DE 10 ANOS ATEIA FOGO EM PROFESSORA DENTRO DE ESCOLA EM BARRA DO CORDA, NO MA



Uma professora teve parte do corpo queimado por um aluno de 10 anos dentro da Escola Municipal Maria Safira da Silva, em Barra do Corda, a 346 km de São Luís.

A professora foi identificada como Vanusia de Sousa, de 39 anos, que foi atingida por um material inflamável. Devido à gravidade dos ferimentos, a professora foi levada para uma Unidade de Pronto-Atendimento com várias queimaduras pelo corpo.

"Sobre o autor do fato, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) não permite que ele seja apreendido em flagrante porque ele não é adolescente. Somente a partir dos 12 anos. Mas nem por isso deixará de ser instaurado um procedimento policial para apurar a circunstância em que esse menor conseguiu adquirir material inflamável e agredir a professora, que foi enviada para um hospital em São Luís", afirmou o delegado de Barra do Corda, Daniel Arruda.


Segundo informações do secretário municipal de Educação de Barra do Corda, Ramon Júnior, o aluno disse que a professora o advertiu por causa de uma discussão com uma colega de classe. Ele confessou ainda que pesquisou na internet acerca do inflamável, comprou em um posto de gasolina, e jogou contra a professora para evitar que ela relatasse a discussão à mãe dele.


G1ma 


terça-feira, 26 de abril de 2022

HOMEM É LINCHADO APÓS SE ENVOLVER EM DISCUSSÃO DE CASAL NO MA


Na tarde do último domingo (24), um homem identificado como José Campos de Almeida, de 56 anos, foi morto após ser linchado por um grupo de pessoas, em um clube de lazer, no município de Pinheiro, localizado a 113 de km de São Luís. A vítima foi alvo de agressões após tentar intervir em uma discussão conjugal.

De acordo com informações da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), um casal, identificado como Wariston de Jesus e Antônia Carolina, estava discutindo, quando José Campos interveio, efetuando um disparo de arma de fogo na região do abdômen de Wariston. Populares observaram a ocorrência e iniciaram as agressões, com pontapés, golpes de chaves de fenda e facas.


Durante o linchamento, o homem baleado também chegou a agredir a vítima, antes de receber os primeiros socorros e ser encaminhado à unidade hospitalar, onde permanece, em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em meio às agressões, José Campos ainda tentou fugir do local, mas não resistiu aos ferimentos. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) localizaram o corpo e constataram a ausência de sinais vitais.

Logo após a ocorrência, a Polícia Civil identificou e prendeu três suspeitos de participação no linchamento. Uma investigação está sendo realizada para apurar detalhes sobre o caso e localizar outros suspeitos de envolvimento no crime.


segunda-feira, 25 de abril de 2022

SUSPEITOS DE MATAR UMA PESSOA E FERIR OUTRAS TRÊS EM SÃO LUÍS SÃO PRESOS ENQUANTO PLANEJAVAM MATAR MAIS UM DESAFETO


Dois homens foram presos, na tarde da última sexta-feira (22), após serem flagrados com uma arma de fogo, no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís. Segundo apurou a Polícia Militar do Maranhão, a dupla pretendia matar um desafeto no bairro do Anil, também na capital.

De acordo com informações do 9º Batalhão de Polícia Militar, a Equipe Tornado realizava rondas pelo bairro do Outeiro da Cruz, quando avistou os dois homens em atitude suspeita, trafegando em uma motocicleta sem placa.

Durante a abordagem e revista pessoal, a polícia encontrou com um dos suspeitos um revólver calibre .22, com a numeração raspada e com 3 munições. Ao ser questionado sobre o porte ilegal de arma de fogo, o homem disse que estariam indo ao bairro do Anil atentar contra a vida de um ‘desafeto’.

Ainda segundo a PM, essa mesma dupla é suspeita de ter praticado um homicídio e ferido outras três pessoas no último mês de março, no bairro do Coroadinho, em São Luís. Sendo que a moto com a qual os suspeitos foram encontrados nessa sexta, tem as mesmas características da moto usada no dia do crime no Coroadinho.



Diante dos fatos, os suspeitos, a arma e a motocicleta foram apresentados na delegacia de polícia, onde foram tomadas as devidas providências.

Furto de celular

Ainda na sexta-feira (22), os policiais do 9º BPM fizeram a prisão de um homem no Anel Viário, na região central de São Luís, em posse de um celular furtado no Terminal de Integração da Praia Grande.

Os policiais militares realizavam patrulhamento pelo Anel Viário, quando avistaram o homem, que, ao perceber a presença da guarnição, demonstrou nervosismo.

Durante a abordagem policial, foi encontrado no bolso do suspeito dois aparelhos celulares, sendo que ele não sabia desbloquear e nem identificar os proprietários.



Durante a abordagem da PM, a proprietária de um dos celulares ligou para o aparelho e informou aos policiais que havia sido vítima de furto.

Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido até o 1° Distrito Policial, para que as medidas cabíveis fossem tomadas.


APÓS TER SIDO SEQUESTRADO, JOVEM É ENCONTRADO MORTO EM IMPERATRIZ


Foi encontrado na tarde deste sábado (23), o corpo de Daniel Carvalho, que estava desaparecido desde a sexta-feira (22), em Imperatriz, cidade localizada a 629 km de São Luís. O corpo do jovem foi localizado no povoado Cacauzinho, no município.

De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), Daniel foi encontrado com tiros na cabeça e no ombro. O jovem estava desaparecido desde a sexta-feira, após ter sido sequestrado por três homens.

Os bandidos invadiram a casa da vítima e fizeram toda a família de reféns. Em seguida, o jovem foi levado pelos suspeitos, junto com o carro da vítima, e desde então, ele estava desaparecido.

A família registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Regional de Imperatriz, pelo sequestro. Após buscas, o veículo de Daniel foi localizado pela PM no bairro Parque Alvorada II, em Imperatriz.

O caso será investigado pela Polícia Civil. Daniel Carvalho tinha passagens pela polícia e foi preso em 2015, por suspeita de envolvimento em um sequestro de um funcionário de um banco no Tocantins.




sexta-feira, 22 de abril de 2022

PRESIDENTE DO SENADO IGNORA O CHILIQUE DE RANDOLFE E SE RENDE A “JOGADA DE MESTRE” DE BOLSONARO


De Portugal, o senador Randolfe Rodrigues, em mais um ataque histérico:

“Bolsonaro quer atear fogo no Brasil, concedendo graça a um delinquente condenado a mais de 8 anos, antes mesmo do trânsito em julgado”, afirmou o senador, nas redes sociais.

E ameaçou:

“Crimes contra a ordem constitucional não podem ser passíveis deste benefício (art. 5, XLIV) e iremos ao STF, para derrubar esse desmando por meio uma ADPF!”.

Mais comedido, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou, em nota oficial emitida no meio da noite desta quinta-feira (21), que, “certo ou errado”, o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) perdoando penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao deputado federal aliado Daniel Silveira (PTB-RJ) é resultante de um comando constitucional “que deve ser observado”. O parlamentar afirmou que nem mesmo a “possível motivação político-pessoal” na concessão do benefício é capaz de invalidar o ato do presidente da República.

Pacheco prossegue, no texto, sustentando que também não é possível que o Parlamento suspenda o decreto de Bolsonaro, porque, na avaliação dele, não é um ato administrativo que “exorbita” o poder regulamentar ou de legislar por delegação.

O senador, porém, sugere que o Legislativo poderá se debruçar sobre esse tipo de medida e “avaliar e propor aprimoramento constitucional e legal para tais institutos penais, até para que não se promova a impunidade”.

Eis a íntegra da nota de Pacheco:


“Há uma prerrogativa do presidente da República prevista na Constituição Federal de conceder graça e indulto a quem seja condenado por crime. Certo ou errado, expressão de impunidade ou não, é esse o comando constitucional, que deve ser observado. No caso concreto, a possível motivação político-pessoal da decretação do benefício, embora possa fragilizar a Justiça Penal e suas instituições, não é capaz de invalidar o ato que decorre do poder constitucional discricionário do chefe do Executivo. O condenado teve crimes reconhecidos e o decreto de graça não significa sua absolvição, porém terá sua punibilidade extinta, sem aplicação das penas de prisão e multa, ficando mantidos a inelegibilidade e demais efeitos civis da condenação. Também não é possível ao Parlamento sustar o decreto presidencial, o que se admite apenas em relação a atos normativos que exorbitem o poder regulamentar ou de legislar por delegação. Mas, após esse precedente inusitado, poderá o Legislativo avaliar e propor aprimoramento constitucional e legal para tais institutos penais, até para que não se promova a impunidade. Por fim, afirmo novamente meu absoluto repúdio a atos que atentem contra o Estado de Direito, que intimidem instituições e aviltem a Constituição Federal. A luta pela Democracia e sua preservação continuará sendo uma constante no Senado Federal.”






CASOS DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA CRESCEM 76% NO MARANHÃO NO 1º TRIMESTRE DE 2022


O Maranhão registrou um aumento de 76,2% nos casos de zika, dengue e chikungunya no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Boletim Epidemiológico de Arboviroses, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De janeiro a março deste ano, foram 527 casos confirmados, somando todas as doenças, enquanto em 2021 foram registrados 402 casos. Veja na tabela a divisão.

Casos de dengue, zika e chikungunya no 1º trimestre de 2021 e 2022

Tipos de doençaNº de casos em 2021Nº de casos em 2022
Dengue505696
Zika63
Chikungunya16230

Ao todo, em 2022, já ocorreram quatro mortes por doenças relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti, sendo três por dengue (duas em São Luís e uma em Raposa); e uma por chikungunya ocorrida em São Luís.

De casos já confirmados, os municípios que mais registram as doenças em 2022 são:

  • São Luís - 117 casos
  • São Raimundo das Mangabeiras - 85 casos
  • Alto Parnaíba - 52 casos
  • Porto Franco - 52 casos
  • Grajaú - 51 casos
  • Barra do Corda - 34 casos
  • Passagem Franca - 30 casos
  • Imperatriz - 28 casos
  • Balsas - 27 casos
Codó, cidade localizada a 310 km de São Luís, também registrou crescimento no número de casos de dengue. A ação do mosquito Aedes aegypti, na região, tem se tornado propícia, após a intensificação das chuvas. Nos últimos quatro meses, cerca de 21 casos da doença foram registrados.

De acordo com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica do município, em média, cerca de três pacientes por dia têm procurado por atendimento médico com os sintomas da doença.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Janile Moura, pediu à população atenção no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, com medidas que evitem a disseminação de larvas do agente transmissor da dengue, como a manutenção de água parada nas residências e o descarte irregular de lixo.

“A gente combater um mosquito da dengue não é só um trabalho da secretaria de saúde; não é só o trabalho do agente de endemias […] a população vai nos ajudar verificando seus quintais e não deixando acumular água”, disse a coordenadora


Municípios próximos a Codó, como a cidade de Peritoró, situada a 236 km de São Luís, também enfrentam o crescimento no número de casos da doença.

A coordenadora Janile Moura também explicou que os riscos oferecidos pelo mosquito Aedes aegypti incluem a transmissão de doenças como a chikungunya e o zika vírus, que, junto à dengue, colocam a vida da população em risco.

“São três doenças sérias. A dengue mata; o zika vírus pode causar microcefalia em bebês e a chikungunya tem toda uma sequela após o término dos sintomas”, finalizou.

Como medidas de prevenção e controle do mosquito, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda as seguintes ações, que devem ser feitas por cada cidadão:

  • Manter limpos os recipientes/locais de armazenamento de água
  • Acionar a Secretaria Municipal de Saúde ou outro ente público quando forem identificados focos do mosquito Aedes Aegypti de difícil eliminação pelos moradores ou pela população
  • Manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água
  • Encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana
  • Manter garrafas de vidro e latinhas de boca virada para baixo
  • Guardar pneus em locais cobertos, protegidos de chuva
  • Fazer sempre a manutenção de piscinas
  • Encher com massa de cimento os cacos de vidro de muros
  • Manter as calhas limpas para evitar coleção de água
  • Lavar os tanques, caixas d’água, tonéis, jarros de planta (áreas internas e externas) com escova para retirada dos ovos do mosquito
  • Dar destino ao lixo, não acumulando resíduos e recipientes nas áreas ao redor da residência
  • As empresas de construção civil devem assegurar que as áreas de construção estejam livres de focos do mosquito
  • As imobiliárias devem manter os imóveis sob sua responsabilidade limpos e assegurar a entrada dos agentes de controle endemias de combate a dengue dos municípios nos prédios para vistoria e tratamento de focos











quinta-feira, 21 de abril de 2022

PRESSIONADA E EM SITUAÇÃO CRÍTICA, CNN AGONIZA COM O CRESCIMENTO AVASSALADOR DA JOVEM PAN


Uma informação surpreendente surgiu nos últimos dias...

A CNN Brasil está em situação crítica e, para piorar ainda mais a situação, sua principal concorrente, a Jovem Pan, segue em crescimento avassalador.

Segundo dados divulgados, a Jovem Pan aumentou em 30% seu faturamento em 2021, que foi de R$ 77,8 milhões para R$ 101,6 milhões, em comparação com 2020.

O lucro líquido da empresa foi de R$ 9 milhões para R$ 15,7 milhões. Um crescimento de quase 75%.

Um grande "balde de água fria" na CNN.

Para se ter ideia, a CNN não abre seus os dados de faturamento.

E, também, não é pra menos.

Depois de se tornar uma crítica ferrenha do presidente Jair Bolsonaro e perder a credibilidade que ainda lhe restava com as demissões de Alexandre Garcia e Caio Coppolla (ambos na Jovem Pan agora), a emissora entrou em 'parafuso'.


CASOS REGISTRADOS DE DENGUE CRESCEM EM MUNICÍPIO DO MA


Codó, cidade localizada a 310 km de São Luís, registrou crescimento no número de casos de dengue. A ação do mosquito Aedes aegypti, na região, tem se tornado propícia, após a intensificação das chuvas. Nos últimos quatro meses, cerca de 21 casos da doença foram registrados.

De acordo com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica do município, diversos casos de pacientes com suspeita de dengue vêm sendo identificados nas unidades de saúde da cidade. Em média, cerca de três pacientes por dia têm procurado por atendimento médico, com os sintomas da doença, segundo informações do Hospital Geral Municipal.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Janile Moura, pediu à população atenção no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, com medidas que evitem a disseminação de larvas do agente transmissor da dengue, como a manutenção de água parada nas residências e o descarte irregular de lixo.

“A gente combater um mosquito da dengue não é só um trabalho da secretaria de saúde; não é só o trabalho do agente de endemias […] a população vai nos ajudar verificando seus quintais e não deixando acumular água”, disse a coordenadora


Agentes de endemias têm mantido ações regulares, com monitoramento nos bairros, para evitar a disseminação dos casos de dengue. Municípios próximos a Codó, como a cidade de Peritoró, situada a 236 km de São Luís, também enfrentam o crescimento no número de casos da doença.

A coordenadora Janile Moura também explicou que os riscos oferecidos pelo mosquito Aedes aegypti incluem a transmissão de doenças como a chikungunya e o zika vírus, que, junto à dengue, colocam a vida da população em risco.

“São três doenças sérias. A dengue mata; o zika vírus pode causar microcefalia em bebês e a chikungunya tem toda uma sequela após o término dos sintomas”, finalizou.


HOMEM QUE MATOU TIA ADOTIVA DENTRO DE CEMITÉRIO EM CAXIAS É CONDENADO A 43 ANOS DE PRISÃO


Um Tribunal do Júri realizado nesta terça-feira (19), em Caxias, condenou o trabalhador informal Samuel de Abreu a 43 anos e dois meses de prisão pela morte e tentativa de homicídio contra duas tias afetivas dentro de um cemitério.

O caso aconteceu no dia 29 de junho de 2020, quando Maria das Graças de Abreu, de 72 anos; e Francisca Maria Machado, de 70 anos, estavam no cemitério dos Caldeirões, no bairro Seriema, acendendo velas no túmulo de uma irmã, que é mãe adotiva de Samuel.


Segundo as investigações, Samuel apareceu no local e atacou Maria com golpes de faca e agrediu Francisca com um tijolo. Maria das Graças morreu no local, enquanto Francisca Maria foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Complexo Hospitalar Municipal Gentil Filho, em Caxias, e sobreviveu.


A Polícia Civil informou ainda que Samuel chegou a acompanhar Francisca Maria até o hospital, após o crime.

“Muito frio. Ele depois que cometeu o crime retornou para a casa dele e ficou se nada tivesse acontecido. Inclusive, quando alguém foi chamá-lo, ele se mostrou surpreso com o que havia acontecido (com as tias), mas não esboçou nenhum tipo de sentimento em relação ao caso”, explicou o delegado Jair Paiva.

As investigações apontam que Samuel tinha medo de que as tias, por herança, ficassem com a casa em que ele morava com elas, e isso teria sido a motivação do homicídio e da tentativa de homicídio.


G1ma 

quarta-feira, 20 de abril de 2022

PADEIRO ESTUPRA E QUEIMA AMANTE EM FORNO DO ESTABELECIMENTO



Um homem foi preso pela polícia suspeito de estuprar e queimar uma mulher com quem supostamente mantinha um relacionamento extraconjugal.

O caso aconteceu na cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro. Para se livrar do corpo da vítima, o homem, que é dono de uma padaria, teria utilizado o forno do estabelecimento.


À polícia, o suspeito, identificado como Edimar Coelho de Paula Muniz, disse que matou Yamin Reis, de 28 anos, depois que ela ameaçou contar para sua esposa sobre a relação dos dois.

Yamin teve o corpo incendiado depois de ser enforcada pelo homem até desmaiar. Os dois mantinham uma relação fora do casamento de Edimar.

Após ficar desacordada, a vítima despertou com o calor das chamas, conseguiu fugir e pediu ajuda para vizinhos.

No entanto, apesar de conseguir se livrar do homem, a jovem teve 80% do corpo queimado e não resistiu aos ferimentos.

Ela foi internada em um hospital especializado em queimaduras, mas faleceu depois de 15 dias depois devido a extensão dos ferimentos.




INTEGRANTE DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA COM ATUAÇÃO EM TRÊS ESTADOS É PRESO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS


Nessa segunda (18), um homem de 36 anos, suspeito de integrar uma organização criminosa com atuação no Maranhão, Pará e Piauí, foi preso pela Polícia Civil na cidade de São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís.

Segundo o delegado Diego Schiavini, o preso, que estava foragido, também é investigado por promover uma onda de crimes nos últimos meses na cidade. O mandado de prisão preventiva foi cumprido quando o homem chegava em sua residência, localizada em um condomínio de São José de Ribamar.

Após prestar depoimento no Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC), em São Luís, o suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário estadual, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.


terça-feira, 19 de abril de 2022

EM ARTIGO FORTE, O RESPEITADO JORNALISTA J.R. GUZZO ALERTA: “HÁ UM GOLPE DE ESTADO EM PREPARAÇÃO NESTE PAÍS”


O jornalista José Roberto Guzzo é, sem dúvida, uma verdadeira reserva moral da imprensa brasileira. Uma estrela que brilha num universo repleto de figuras medíocres.

Atualmente, Guzzo escreve semanalmente para a Revista Oeste, uma das poucas publicações no país que não se rendeu ao domínio dos jornalistas militantes de esquerda.

No artigo publicado esta semana, sob o título “Estão querendo virar a mesa”, Guzzo alerta sobre um golpe de estado que estaria em preparação no país, com um objetivo bem claro, evitar o segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro.


“Há um golpe de Estado em preparação neste país e neste momento, pouco a pouco e passo a passo. Não se trata do velho golpe militar de sempre, com tanque de guerra, paraquedista do Exército e pata de cavalo. Também não será dado por uma junta de generais de quepe, óculos escuros e o peito cheio de medalhas, que ocupa a central telefônica, o prédio do correio e a usina de energia elétrica. Trata-se, aqui, de um golpe em câmara lenta, a ser organizado na frente de todo mundo e executado, justamente, pelos que se apresentam ao público como os grandes defensores da democracia, do Estado de direito e do poder civil — e que, no Brasil de hoje, se sentem angustiados com a ameaça de perderem os confortos que têm. É gente que vem com uma doutrina destes nossos tempos, e talhada exatamente para a situação do Brasil de hoje. Para salvar a democracia, dizem os seus pregadores, é preciso ignorar as regras da democracia e anular, de um jeito ou de outro, os resultados da eleição presidencial que será feita em outubro próximo através do voto popular — conforme for esse resultado, é claro. Ou seja: para haver democracia, é preciso que não haja democracia.


De acordo com essa maneira de ver a política de hoje, eleições realmente livres são um perigo; podem ser usadas por antidemocratas para chegarem ao governo, ou se manterem lá. Em seguida, eles conseguem uma maioria no Congresso e aprovam as leis que querem — aquelas, aliás, que defenderam durante a sua campanha eleitoral e que tiveram o apoio de um eleitorado incapaz de decidir, por seu despreparo e outros vícios, o que é efetivamente bom para o interesse nacional. Vão nomear ministros para o Supremo Tribunal Federal e para os tribunais superiores que formam a cúpula do Poder Judiciário, em substituição aos que tiverem de se aposentar pela lei. Vão governar o Brasil dentro de uma visão que parece democrática, porque foi aprovada pela maioria dos eleitores brasileiros — mas que, na verdade, é contra a democracia, por defender ‘pautas’ conservadoras que não se encaixam no modelo de sociedade democrática considerado correto pelos gestores dessa doutrina. São nada menos que ‘o inimigo’, como disse textualmente o ministro Luís Riberto Barroso, do STF, numa palestra nos Estados Unidos, enquanto “nós somos a democracia”. (Leia as prodigiosas declarações do ministro, com mais detalhes, na matéria anterior.) Não podem, portanto, governar o país — e se, para impedir que governem, for preciso bloquear, degenerar ou falsificar as eleições, pior para as eleições. Vontade da maioria, nessa visão moderna das coisas, não é tudo. Deve estar subordinada ao valor mais alto que é a salvação da verdadeira democracia, tal como ela é entendida segundo as suas novas regras.


Esse golpe está sendo montado pelos inimigos do presidente da República e tem o objetivo de impedir que ele seja reeleito para um novo mandato de quatro anos. A ideia geral é dar a vitória para o seu único adversário real na eleição, o ex-presidente Lula –— ou, se isso não for possível, pelo desenrolar dos acontecimentos, então que o governo vá para qualquer outra pessoa, ou para qualquer outra coisa, desde que não seja ‘Ele’. Não utilizam essas palavras, é claro, mas também está claro que é exatamente isso o que estão fazendo. A operação é tocada em público. Seus principais agentes são os ministros do Supremo Tribunal Federal e do alto aparelho judiciário de Brasília. Logo em seguida vêm os políticos do Brasil velho, bichado e inimigo do progresso — dos túmulos do PSDB a José Sarney, dos que querem roubar e estão em síndrome de abstinência, dos parasitas da máquina estatal, dos fracassados que precisam voltar ao governo e afastar o risco de perderem o resto de suas carreiras. O golpe é apoiado abertamente pela maior parte da mídia — tanto os jornalistas como seus patrões. Traz consigo, ainda, o consórcio nacional formado pelos empreiteiros de obras públicas, os empresários-pirata, os ladrões em geral, as classes intelectuais, as empresas aflitas com as questões de ‘gênero’, raça e sustentabilidade, os artistas de novela e os banqueiros de esquerda. Para eles, de duas uma: ou é Lula, ou então é qualquer solução que não seja Jair Bolsonaro. E se, no fim de todas as contas e apesar de todos os esforços, não der certo? Aí vai ser feito tudo para impedir que ele governe o Brasil e execute os projetos que a maioria do eleitorado aprova.


Um sinal deste golpe em armação, entre outros tantos, é a pescaria em água suja que começa a ser feita com o altíssimo propósito de melhorar as instituições. Entram aí a conversa que você tem ouvido a respeito de diminuir os poderes do presidente, para neutralizar na medida do possível os resultados das eleições, ou de tornar mais fácil o impeachment presidencial, o que é muito útil no caso do seu adversário ganhar. As duas ideias são multiuso, ou seja, servem para todas as circunstâncias. Se a maioria do eleitorado escolher Bolsonaro em outubro, os agentes do golpe transformam os projetos em prioridade absoluta — como fazem com essas CPIs delinquentes que criam do nada, na tentativa de impedir que o governo governe. Se o vencedor for Lula, ambos os assuntos são automaticamente esquecidos; ninguém vai insistir em levar adiante nem um e nem outro. É certo que, pela atual composição da Câmara de Deputados, essas coisas são de aprovação muito difícil. É certo, também, que o ministro Barroso, um propagador destacado da amputação dos poderes do presidente, diz que isso não seria para a próxima eleição, e sim para o futuro. Tudo bem, mas por que essa discussão tem de começar justo agora? Falar em mudança de regras seis meses antes da eleição nunca é coisa bem-intencionada — nunca, mesmo que não dê em nada.


Outra trapaça é a tentativa de abrir uma ‘CPI da Educação’, como houve a ‘CPI da Covid’, que ficou nas primeiras páginas e no horário nobre durante seis meses seguidos, acusou Bolsonaro de nove crimes diferentes e, no fim, não conseguiu gerar uma única e miserável queixa na polícia. Desta vez a desculpa é ‘investigar a corrupção no Ministério da Educação’. Não importa se há ou não há corrupção no Ministério da Educação, ou em qualquer outro lugar, e menos ainda se a CPI vai dar ou não na descoberta de algum delito real. O que importa, unicamente, é fornecer à mídia a oportunidade de ficar exibindo aos gritos, todos os dias, ‘denúncias de corrupção’ contra o ‘governo Bolsonaro’ — daqui até o dia da eleição. No caso da “Covid”, que foi uma agressão tão grosseira como essa, o presidente do Senado não queria abrir CPI nenhuma. O ministro Barroso ordenou que abrisse, com objetivos francamente políticos — uma interferência direta nos direitos do Poder Legislativo, aceita sem um pio pela presidência da casa e pelos demais senadores. Barroso mandou abrir uma CPI contra Bolsonaro uma primeira vez. Pode muito bem mandar abrir uma segunda, queira ou não queira o presidente do Senado — uma nulidade que, quando se fala em Supremo, morre de medo até do homem do cafezinho. Se não for Barroso, pode ser outro ministro qualquer.


Essa ‘CPI da Educação’ começou da pior forma possível, com falsificação de assinaturas e a histeria habitual do senador (do Amapá, para se ter uma ideia da seriedade da coisa toda) que a propôs. Como a discussão da reforma “institucional”, a ‘CPI’ pode dar em coisa nenhuma — mas mostra o extremo empenho das tentativas de demolir a candidatura do presidente. Bem mais concreta é a ofensiva para socar em cima do Brasil, a qualquer custo, medidas de repressão policial contra as chamadas ‘fake news’ nas redes sociais — na verdade, uma agressão direta à liberdade de expressão, com o objetivo declarado de censurar as mensagens de ‘direita’ e prejudicar a campanha eleitoral de Bolsonaro. As redes são o único meio de comunicação para ele — a mídia tradicional é sua inimiga de morte desde a campanha de 2018, e continuará sendo. O que lhe sobram são as redes; é contra as redes, portanto, que se dirige a repressão. Naturalmente, vende-se a ideia do combate às ‘notícias falsas’ como um gesto de ‘defesa da democracia’. É exatamente o contrário. Quem vai decidir que uma notícia é ‘falsa’ e, portanto, deve ser punida? O ministro Alexandre de Moraes e seu inquérito perpétuo, e rigorosamente ilegal, contra as ‘fake news’ e os ‘atos antidemocráticos’? A mera ideia é absurda. O ministro Ricardo Lewandowski? O Superior Tribunal Eleitoral? Aí é até pior. O STE, além de contar com a presença dos mesmos Moraes e Lewandowski, é presidido pelo ministro Edson Fachin, que anulou as quatro ações penais contra Lula — incluindo suas condenações pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em terceira e última instância, e por nove juízes diferentes.


A imprensa, por sua vez, defende cada vez mais abertamente algo tão parecido com um golpe de Estado, mas tão parecido, que não dá mais para notar a diferença. É o que se vê com a constante e maciça pregação segundo a qual Bolsonaro não “tem condições” de ser presidente da República, que ‘o país não aguenta’ um segundo mandato, que ‘a democracia não vai sobreviver’ à sua vitória etc. etc. etc. Há, nessa campanha, a negação pura, simples e permanente de fatos objetivos. Além do mais, quem quer votar em Bolsonaro é descrito como fanático, inimigo da democracia e incapaz de exercer, por deficiência mental ou moral, o direito de voto — ou a liberdade de escolher um candidato de sua preferência. Não se admite mais na mídia, simplesmente, que seja lícito votar em Bolsonaro. É como se os 58 milhões de brasileiros que votaram nele em 2018 não tivessem a qualificação necessária para agir como cidadãos. Na verdade, não se vê nada de parecido na imprensa desde a campanha de Carlos Lacerda, patrono-mor da direita nacional, contra Getúlio Vargas, santo padroeiro da esquerda, na eleição presidencial de 1950. ‘Não pode ser candidato’, dizia Lacerda. ‘Se for candidato, não pode ser eleito. Se for eleito, não pode tomar posse. Se tomar posse, não pode governar’. Qual a diferença?


A chave de tudo, porém, está no Supremo. A impressão que se tem, pelos fatos ocorridos em público até agora, é que o STF dará, sim, um golpe de Estado para impedir um segundo mandato de Bolsonaro — caso chegue à conclusão que pode dar esse golpe, ou seja, se tiver certeza de que todo mundo vai baixar a cabeça se os ministros virarem a mesa. Só não dará se achar que não consegue. Não há nada de tão extraordinário assim nesse cenário. Fachin anulou todas as condenações de Lula, no que foi possivelmente o ato mais insano da história do Poder Judiciário no Brasil, porque achou, e com toda a razão, que podia fazer isso sem a oposição real de ninguém. Alexandre de Moraes acha que pode ir dobrando a aposta em seu inquérito ilegal — porque comete absurdo em cima de absurdo contra as leis em vigor no Brasil, a começar pela Constituição Federal, e ninguém, nem o Congresso, nem o próprio Judiciário, diz nada contra as suas decisões. O fato é que a respeito de Fachin, Moraes, Lewandowski e Barroso sempre se pode esperar o pior possível; pensando no conjunto da obra dos quatro, é possível que aconteça pior do que se espera. O resto não melhora as coisas em nada. Basta fazer a conta mais óbvia de todas. Dos 11 atuais ministros do STF, sete foram nomeados por Lula e Dilma. Dos quatro restantes, um é Gilmar Mendes e o outro é Alexandre de Moraes. Qual a imparcialidade que se pode esperar, honestamente, de um grupo como esse?”


Cidadenline 







BEBÊ DE 12 DIAS ENGASGA E É SALVO POR AGENTES DA PRF NO MARANHÃO



Um bebê de 12 dias foi socorrido por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada desta segunda-feira (18), após ter engasgado. O caso aconteceu no km 302, na BR-226, próximo a Barra do Corda, cidade localizada a 462 km de São Luís.

Os agentes foram localizados por populares durante uma ronda ostensiva na região. Os policiais avistaram um veículo com algumas pessoas com a luz alta e buzinando para chamar atenção da viatura.

Em seguida, os agentes seguiram para a residência onde o bebê estava com a mãe. O recém-nascido havia se engasgado e não conseguia respirar.

Com a ajuda de uma técnica de primeiros socorros, as vias aéreas da criança foram desobstruídas. Em seguida, o bebê foi encaminhado para o Hospital Regional Materno Infantil em Barra do Corda.

O bebê foi socorrido e ficou fora de perigo. Em seguida, ele teve alta e retornou para casa com a família.

G1ma 

PRF APREENDE 347 M³ DE MADEIRA ILEGAL EM RODOVIAS DO MA DURANTE A SEMANA SANTA


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 347,87m³ de madeira transportada ilegalmente nos municípios de Governador Edison LobãoCarolinaCaxias, e Balsas. A ação foi resultado da operação 'Semana Santa'.

Foram abordados nove veículos, dentre eles caminhões e carretas, e 10 semirreboques, tendo sido a quinta-feira o dia de maior apreensão, com 127,3m³ de madeira.

A maioria dos documentos fiscais e florestais foram apresentados pelos condutores, mas apresentavam diversas divergências entre as informações constantes e a carga transportada.



Segundo a PRF, é muito comum a reutilização de guias florestais para o transporte de várias cargas, sendo que a legislação prevê que, para cada transporte de madeira nativa, deve ser emitida uma guia florestal.

Os envolvidos assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência e foram liberados em seguida, mas se comprometendo a comparecer em juízo quando convocados. As cargas ficaram à disposição dos órgãos ambientais.

G1ma 






segunda-feira, 18 de abril de 2022

PARA ACABAR COM UMA DAS MAIORES COVARDIAS CONTRA ANIMAIS, PL DEVE POR FIM ÀS CARROÇAS NO RS

Está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Alrs), um Projeto de Lei que promete por fim a uma das maiores covardias contra os animais: o fim da utilização de animais em veículos de tração, como carroças.

O autor do PL é o deputado estadual Rodrigo Maroni.

Baseado em milhares de casos de maus-tratos, o projeto deve avançar e ser aprovado ainda em 2022.

O deputado Maroni, conhecido por ser um dos maiores defensores dos animais do Brasil, denuncia diariamente o sofrimento de cavalos em suas redes sociais. Na maioria das vezes, devido a crueldade do trabalho, os animais acabam morrendo.

Confira:


MULHER QUE VENDIA RINS NAS REDES SOCIAIS É PRESA NA VENEZUELA

Uma mulher, Marielys del Carmen Yedr, foi presa na Venezuela por oferecer um rim humano para venda por US$ 20.000 nas redes sociais, informou o procurador-geral Tarek William Saab na noite de sábado, 16.

 “Depois de publicações em que oferecia um rim ilegalmente no valor de US$ 20.000 através do Marketplace, foi determinada a localização de uma das pessoas que realizava este tipo de oferta”, disse o procurador no Twitter. 

O Ministério Público agora investiga se há uma rede criminosa por trás das publicações. Nas redes sociais circulam denúncias de venda de órgãos por meio do Facebook, que também tem sido usado para fraudes e outros crimes relacionados a sequestros, segundo a polícia. A mulher havia oferecido “um rim de menina de 15 anos em perfeito estado”. Não está claro qual seria a origem do órgão. Segundo WilliamSaab, Yedr será acusada de “doação com fins lucrativos”


Pan

DISQUE SAÚDE PASSA A FAZER MARCAÇÃO DE CONSULTAS VIA APLICATIVO DE MENSAGEM NO MA


Com o objetivo de facilitar o acesso aos atendimentos em saúde na rede pública estadual, o canal do Disque Saúde no WhatsApp passa a funcionar, a partir desta segunda-feira (18), também para marcação de consultas e exames. O número (98) 3190-9091 pode agora ser acionado via ligação ou através do aplicativo de mensagem para agendamento, cancelamento e informações sobre consultas e exames.

O serviço da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai beneficiar usuários do SUS dos 217 municípios maranhenses e pode ser utilizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Para o agendamento, o usuário deve informar número do RG ou CPF, Cartão do SUS, além de ter o encaminhamento/requisição para o serviço que deseja assistência ou a Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC). O serviço faz agendamento para todas as especialidades disponíveis na rede estadual de saúde, bem como exames e procedimentos que já são agendados por telefone através do Disque Saúde, unidades do Viva Procon, aplicativo ou site do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA).

Essa é a segunda adequação feita no canal de marcação pela gestão estadual. A primeira foi a criação do suporte de cancelamento de consultas, também disponível via WhatsApp. O objetivo da iniciativa foi evitar que as vagas antes ocupadas pelos desistentes ficassem ociosas, permitindo que outras pessoas pudessem ter acesso à assistência com a liberação da vaga.


Para solicitar o cancelamento, o paciente pode usar o mesmo número utilizado para agendamentos, no período de até 24h antes do atendimento, informando o Código de Solicitação e/ou Cartão SUS, bem como o motivo do cancelamento. O atendimento ao público para este serviço também está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.




domingo, 17 de abril de 2022

FINALMENTE, NUNES MARQUES SE IMPÕE COMO MINISTRO


Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, botou as cartas na mesa.

Recentemente, ele não se calou perante a afirmação de Carmen Lúcia de que um decreto de Bolsonaro deveria ser suspenso por ser "inconstitucional".

Nunes Marques rejeitou a suspensão do decreto e disse que a decisão poderia abrir um precedente “perigoso”, tornando o decreto “imutável”.

"Repristinar um decreto que por opção política do passado previa a participação popular em um conselho é, na prática, impor essa participação direta como instrumento mínimo de democracia direta sem que haja essa exigência constitucional", afirmou Nunes Marques, dizendo que estava se permitindo fazer uma “especulação”.

Na última semana, o ministro voltou a mostrar sua voz imponente e bateu de frente com as decisões do ministro Alexandre de Moraes contra o deputado Daniel Silveira.

Votando para revogar as medidas cautelares impostas por Moraes, Nunes Marques afirmou:

[As medidas] se tornaram excessivas, porque estão a restringir o pleno exercício do mandato parlamentar, principalmente considerando que estamos em ano eleitoral e as eleições se avizinham, devendo o pleito ocorrer daqui a pouco mais de 6 meses”, disse.

E prosseguiu:

“Como poderá o acusado fazer campanha e prestar contas a seu eleitor de forma plena com essas restrições?", questionou.

E continuou:

“Afinal, vivemos em uma democracia, onde o estado de direito vige, não sendo, portanto, admitida a imposição de qualquer medida privativa e/ou restritiva de direito não prevista no ordenamento jurídico legal e sobretudo constitucional”.

Para Nunes Marques, o caso deve ser conduzido por outro ministro.

É a primeira vez que alguém do STF "bate de frente" com Moraes dessa maneira.

Cidadenline 





O IMPERDOÁVEL ERRO DE CÁLCULO DE ABRAHAM WEINTRAUB


Se houve algum erro de cálculo político maior que o do Moro na História brasileira, esse erro foi o do Weintraub.

O cara tinha um espaço garantido dentro do conservadorismo, que lhe possibilitaria uma carreira brilhante, não fosse o ego super inflado.


Ao invés de reconhecer seu espaço de coadjuvante, no qual teria uma eleição a deputado federal garantida e ampla votação, resolveu tentar se cacifar como opção aos ‘conservadores’ desapontados com Bolsonaro.

E para realizar seu plano, passou a alimentar esse suposto desapontamento através de críticas reiteradas disfarçadas de apoio crítico, enquanto articulava sua candidatura ao Palácio dos Bandeirantes ciente de que no pleito iria concorrer contra o candidato de Bolsonaro.

Um erro de cálculo foi Weintraub acreditar que os conservadores mais puristas, desapontados com o fato de Bolsonaro fazer coalisão com o centro para governar, fossem maioria dentro do eleitorado do presidente.

Na verdade a maioria do eleitorado de direita é mais inclinada ao pragmatismo, que tem se mostrado mais capaz de evitar a volta da esquerda ao poder, do que a utopia purista.


É um traço de personalidade comum aos conservadores a preferência pelo que funciona, ao invés de modelos utópicos que só funcionam em discurso.

Outro erro foi não considerar que, por mais que os conservadores mais puristas estejam frustrados com a impossibilidade de Bolsonaro tocar a agenda conservadora, esse é um público que preza muito pela lealdade. Ninguém que se mostre desleal ganhará o voto dessa fatia do eleitorado.

Hoje Weintraub não se elege mais nem para deputado federal. Com muita sorte e uma boa correção de rumo, pode tentar uma vaga para deputado estadual.




sábado, 16 de abril de 2022

MOTOCIATA ASSUSTA PT QUE CORRE PARA O TSE


O Partido dos Trabalhadores pretende apresentar junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por propaganda eleitoral antecipada.

É mais uma. O PT já tem várias representações protocoladas contra Bolsonaro no TSE.

O detalhe é que presidente sempre participou dessas motociatas, o que parece descaracterizar a alegação petista.

Na realidade, o medo bateu forte na hostes petistas e a clara intenção parece ser a de tumultuar o processo eleitoral, ante o prenúncio da derrota.

Em contrapartida, paralelamente ao gigantesco evento, o meliante petista fazia ‘comício’ ao lado de seu vice.

SUBTENENTE DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO É PRESO ACUSADO DE MATAR E OCULTAR O CADÁVER DA PRÓPRIA COMPANHEIRA



Um subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), identificado como Mário Sérgio Jardim, foi preso nesta sexta-feira (15), suspeito do crime de feminicídio e ocultação de cadáver, tendo como vítima a companheira dele, identificada como Viviane Batista Marques.

Segundo informações da Polícia Civil do Maranhão, o crime teria acontecido no último domingo (10), no povoado Gameleira, na cidade de Bacabeira, a 58 km de São Luís.

No dia 13 de abril, o subtenente informou à polícia que a companheira havia desaparecido. O caso começou a ser investigado e a Polícia Civil conseguiu provas de que, na verdade, se tratava de feminicídio com ocultação de cadáver e não de um mero desaparecimento. E que o principal suspeito era o próprio marido da vítima.

Diante dos fatos, a polícia representou pela prisão temporária de Mário Sérgio. O pedido foi atendido pelo plantão judiciário, sendo que o mandado de prisão foi cumprido nesta sexta, em São Luís, por meio do 2° Distrito Policial de Rosário, com apoio da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

Em depoimento na sede da SHPP, o subtenente confessou que praticou o crime e que havia deixado o corpo de Viviane Batista nas proximidades da cidade de Vargem Grande, a cerca de 152 km de São Luís.

O corpo da vítima foi localizado e levado para ser periciado no Instituto Médico Legal (IML). De acordo com a Polícia Civil, a causa da morte ainda será investigada, por meio dos exames periciais.

O celular e o veículo que foi utilizado no crime foram apreendidos, para que possam ser periciados e assim ajudar a polícia na conclusão das investigações.

O subtenente estava, atualmente, lotado no Colégio Militar de Rosário e encontrava-se de férias. E, por ser integrante do Corpo de Bombeiros, o Mário Sérgio Jardim foi preso e entregue ao Comando-Geral do CBMMA, em São Luís, para cumprimento da prisão temporária.

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão afirmou que repudia o crime de feminicídio e que, no âmbito administrativo, adotará as medidas cabíveis para reprimir a conduta do subtenente.

Veja a nota na íntegra:

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão-CBMMA, vem a público repudiar um crime de feminicídio ocorrido no último domingo (10/04), no povoado Gameleira da cidade de Bacabeira-MA, que tem como acusado um militar da Corporação. O investigado foi preso hoje (15/04) por força de um mandado de prisão temporária e encontra-se à disposição do Poder Judiciário.

Esclarecemos que as investigações estão a cargo da Polícia Civil, que é a autoridade de Polícia Judiciária competente para apuração do crime cometido. No âmbito administrativo, o CBMMA adotará as medidas cabíveis para reprimir conduta atentatória a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe.

Expressamos nossa solidariedade à família da vítima, na certeza de que a justiça será feita, assim como da continuidade do combate às violências que depreciam o viver em sociedade.

O CBMMA reitera que repudia, veementemente, todo e qualquer ato de violência, principalmente contra a mulher.

G1ma 






TCE ALERTA GESTORES PÚBLICOS SOBRE OBRIGATORIEDADE DE RECADASTRAMENTO DE DADOS

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) emitiu ofício circular alertando os administradores e demais responsáveis po...