quarta-feira, 26 de agosto de 2020

MARANHÃO: MAIS DE 2 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOFRERAM ABUSO SEXUAL ENTRE 2018 E 2020

Danos quase irreparáveis. É o que tem sofrido mais de mil crianças e adolescentes que são abusadas sexualmente a cada ano no Maranhão. De acordo com a Secretária de Segurança Pública (SSP), no estado, somente em 2019 foram registados 1.133 casos de menores de idade que sofreram abuso. Esse dado é bastante preocupante quando vemos as sequelas tanto físicas e psicológicas que um abuso pode causar.

Os dados colhidos pela SSP mostram que 2019 foi um ano de pico se comparado a 2018 que teve 913 casos registrados. Somando os dois anos, foram 2.046 casos de abuso sexual em todo Maranhão.

Os adolescentes com idade entre 12 a 17 anos são os mais afetados pelo crime, somando todos os casos registrados nos últimos dois anos, o valor é assustador: 1.160 adolescentes sofreram abuso. Com um número menor de casos, ainda nos mesmos anos, o número de crianças de 0 a 11 anos abusadas sexualmente foi de 896.

Dos dados referentes ao ano de 2019, onde 1.133 crianças e adolescentes sofreram o abuso, 300 desses casos foram registrados pela Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA), em São Luís. De janeiro a junho deste ano, mais 72 casos foram contabilizados na delegacia.

De acordo a delegada da DPCA de São Luís, Adriana Meirelles, a maior incidência de casos que chegam na delegacia são de crimes sexuais, mais precisamente o de estupro de vulnerável, que é quando o crime é praticado mediante violência ou grave ameaça contra menores de 14 anos.

Delegada Adriana Meirelles, da Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA), em São Luís
A situação em decorrência a esse tipo de crime é bastante delicada, e para tratar esses casos é preciso bastante cuidado e cautela. A delegada Adriana conta que é feita uma perícia psicossocial, onde os psicólogos e assistentes sociais do instituto de perícia técnica escutam a vítima e elaboram um laudo sobre toda a situação de violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCE ALERTA GESTORES PÚBLICOS SOBRE OBRIGATORIEDADE DE RECADASTRAMENTO DE DADOS

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) emitiu ofício circular alertando os administradores e demais responsáveis po...