quarta-feira, 9 de julho de 2025

BISPO DE CAXIAS AFASTA PADRE RAIMUNDO LUZIA DO MINISTÉRIO SACERDOTAL

A Diocese de Caxias do Maranhão tornou público, por meio de comunicado oficial assinado por Dom Sebastião Lima Duarte, o afastamento do padre Raimundo Luzia Gonzaga de Sousa de todas as funções eclesiásticas. A decisão foi tomada com base nas diretrizes da Santa Sé e conforme as orientações da Carta Apostólica Vos Estis Lux Mundi, do Papa Francisco.

Segundo o documento, o bispo diocesano exerce sua autoridade respaldado pelo Código de Direito Canônico, especialmente o cânone 1722, que prevê medidas preventivas em casos que envolvam possíveis violações do sexto mandamento.

“Faço saber a todos, em conformidade com o Cân. 1722 ,que AFASTAMOS o Revdo. Pe. Raimundo Luzia Gonzaga de Sousa do ministério sagrado e de qualquer outro ofício ou encargo eclesiástico”, afirmou Dom Sebastião no comunicado.

Ainda segundo o documento, o sacerdote está proibido de celebrar publicamente a Eucaristia ou exercer qualquer função ligada ao poder de ordem sagrada enquanto durar o processo canônico. O bispo ressaltou que a medida visa “evitar escândalos, proteger a liberdade das testemunhas e garantir o curso da justiça”, em total observância às normas da Igreja.

O comunicado tem protocolo n.º 0084/2025 e foi emitido oficialmente no dia 6 de julho de 2025.

A Diocese de Caxias segue acompanhando o caso com o devido rigor e se compromete a colaborar com os trâmites necessários para que a verdade seja plenamente esclarecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COM APOIO DE RICARDO RODRIGUES, FELIPE CAMARÃO LIDERA INTENÇÃO DE VOTO EM CAXIAS

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), aparece como o nome mais lembrado pelos eleitores de Caxias em recente pesqu...