quinta-feira, 31 de julho de 2025

DELEGACIA DA PF EM CAXIAS DEFLAGRA OPERAÇÃO FALSO BO CONTRA FRAUDES NO INSS


A Delegacia da Polícia Federal em Caxias deflagrou, na manhã desta quarta-feira (31/07), a Operação FALSO BO, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso voltado à obtenção fraudulenta de benefícios previdenciários, principalmente o salário-maternidade, por meio da apresentação de boletins de ocorrência e outros documentos ideologicamente falsos.

A investigação teve início após a Polícia Civil identificar boletins de ocorrência que não constavam no sistema oficial, mas que foram usados como base para a concessão de benefícios junto ao INSS.

A PF apurou que os documentos seguiam um formato padronizado, com datas, horários e textos idênticos, inclusive com registros atribuídos a servidores que sequer estavam de plantão nas datas indicadas. A ação contou com o apoio do Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social no Maranhão, que identificou dezenas de requerimentos administrativos vinculados ao advogado investigado, todos com uso reiterado de documentos com indícios de fraude.

O prejuízo estimado à Previdência Social gira em torno de R$ 139 mil, valor que pode ser ampliado com a continuidade da auditoria sobre outros requerimentos suspeitos.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência e no escritório profissional do principal investigado, com acompanhamento de representante da OAB. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores do investigado até o limite do prejuízo estimado.

O investigado poderá responder por crimes como estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso, cujas penas somadas podem ultrapassar 17 anos de reclusão.






Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Contatos: (98) 3131-5105 / 99128-6428
E-mail: [cs.srma@pf.gov.br](mailto:cs.srma@pf.gov.br)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMERCIANTE É ASSASSINADO EM CAXIAS APÓS DESENTENDIMENTO POR DÍVIDA DE BEBIDA

Um comerciante de 57 anos, identificado como José Ênio de Sousa Silva, foi assassinado em seu estabelecimento no bairro Luiza Qu...