Nesta quarta-feira, 6, a Polícia Civil, por meio do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), deflagrou uma operação em São Luís com o objetivo de desarticular um esquema de roubo de dados e extorsão praticado pela internet.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas de prisão contra suspeitos envolvidos nas atividades criminosas. As investigações apontam que os suspeitos acessavam e roubavam informações pessoais e corporativas de vítimas, utilizando-as para extorquir grandes quantias em dinheiro.
De acordo com informações do Blog do Gilberto Léda, uma das vítimas do esquema criminoso seria o Grupo Mateus, uma das maiores redes de varejo do Maranhão e do Norte-Nordeste. A empresa teria sofrido tentativas de extorsão após o roubo de informações estratégicas, colocando em alerta o setor de segurança digital e a própria Polícia Civil.
A operação faz parte de uma série de ações da DCCT para combater crimes cibernéticos no estado, em resposta ao aumento significativo de ocorrências envolvendo roubo de dados e ameaças virtuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário