Em uma operação realizada pela equipe tática do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), da Polícia Civil do Piauí, agentes tentaram cumprir o mandado de prisão contra um integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) na cidade de Água Branca, município do interior com cerca de 50 mil habitantes. O suspeito, que já respondia por violência doméstica, tráfico de drogas e resistência à prisão, reagiu à ação policial.
De acordo com informações do DRACO, o criminoso atirou contra a equipe, chefiada pelo delegado Charles Pessoa, que foi obrigada a revidar para neutralizar a ameaça, agindo em legítima defesa. A operação contou com o apoio da equipe tática especializada, que desempenha ações de alto risco e já soma mais de 4 mil operações nos últimos dois anos.
O balanço das atividades do DRACO aponta a prisão de aproximadamente 1.600 integrantes de facções criminosas, incluindo membros do Comando Vermelho (CV) e do PCC. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o resultado dessas ações contribuiu diretamente para a redução da criminalidade no Piauí, que registrou a menor taxa de homicídios desde 2015. A taxa de roubos de rua também apresentou queda expressiva: desde 2020, houve diminuição de cerca de 35%.
O trabalho integrado da Polícia Civil com a Polícia Militar tem sido essencial tanto na repressão quanto na prevenção aos crimes, segundo especialistas em segurança.
O ex-capitão do Bope da Polícia Militar do Rio de janeiro, Rodrigo Pimentel, que
destacou os indicadores do Piauí se sobressaem quando comparados aos de outros estados do Nordeste, como o Ceará, que enfrenta grave crise de segurança com expulsões de moradores por facções criminosas.
A atuação do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Piauí também tem sido decisiva, agilizando decisões judiciais que fortalecem o trabalho policial e combatem situações de impunidade, especialmente em casos de criminosos armados ou apreendidos com grandes quantidades de drogas que, por vezes, eram liberados em audiências de custódia.
Com o conjunto de esforços e políticas de enfrentamento, o Piauí vem se consolidando como um dos estados mais seguros da região, reforçando a confiança da população no sistema de segurança pública e melhorando a qualidade de vida dos moradores.
VÍDEO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário