terça-feira, 3 de dezembro de 2024

IPHAN E MINISTÉRIO DA JUSTIÇA REALIZAM REUNIÃO TÉCNICA E VISITA AO COMPLEXO FERROVIÁRIO DE CAXIAS PARA DISCUTIR AVANÇOS EM PROJETO DE RESTAURAÇÃO

Fonte:IHGC 

Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública estiveram em Caxias nesta segunda-feira (2) para discutir o projeto de Restauração e Adaptação de Uso dos Galpões do Complexo Ferroviário. A iniciativa busca transformar o espaço em um centro cultural e educacional, promovendo a preservação histórica e a dinamização da cultura local.  

A agenda começou com o deslocamento dos servidores de São Luís para Caxias pela manhã. Às 14h, ocorreu uma reunião técnica no auditório da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio, localizado no Centro de Cultura Acadêmico José Sarney. Durante o encontro, o projeto foi apresentado por representantes do IPHAN e do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC) aos servidores do Ministério da Justiça, César Augusto Santos Silva e Rogério Borges Messias.  

Após a reunião, os participantes realizaram uma visita técnica às edificações do Complexo Ferroviário. Durante a inspeção, foram feitas análises detalhadas, registro fotográfico e avaliação do andamento das obras. O objetivo era prestar contas e discutir a liberação de novos recursos para a conclusão do projeto.  

Estiveram presentes na visita o Secretário Municipal de Indústria tecnologia e Comércio, Constantino Neto, e a chefe de gabinete, Luciana Paula Lemos da Silva. Antônia Miramar, presidente do IHGC, destacou a importância histórica do complexo para a cidade:  
"Este é um passo fundamental para o resgate da memória ferroviária de Caxias, além de ser um marco para o desenvolvimento cultural e educacional do município.”  

Durante a visita, foi apresentado um novo projeto do IHGC, com adaptações e melhorias à proposta original. A apresentação foi bem recebida pelos representantes do Ministério da Justiça, que avaliaram positivamente o progresso das obras e se comprometeram a apoiar sua continuidade.  

Embora o Governo do Estado não tenha participado, o secretário administrativo do Maranhão afirmou desconhecer a realização da reunião. Contudo, após ser informado, manifestou interesse em continuar colaborando com o projeto e destacou a importância do envolvimento do próprio Estado, em parceria com as esferas federal e municipal, para a valorização do patrimônio histórico de Caxias.

Com a análise técnica e os resultados apresentados, espera-se a liberação de novos recursos para a conclusão do projeto. A restauração dos galpões promete não apenas preservar a memória ferroviária da região, mas também impulsionar o turismo e fomentar atividades culturais e educacionais.  

O Complexo Ferroviário de Caxias se consolida como um símbolo da união entre passado e futuro, representando um novo horizonte para a cultura e a economia criativa da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS DE 170 FARDOS DE SEMENTES FALSIFICADAS SÃO APREENDIDOS EM CAXIAS- MA

A Polícia Civil do Maranhão apreendeu, na última sexta-feira (10), uma carga de sementes falsificadas de milho híbrido de alto r...