quarta-feira, 22 de abril de 2020

GRUPOS DE ADVOGADOS QUEREM OAB SEM PARTIDO

O Terça Livre conversou nesta terça-feira (21/4), com o doutor Paulo Faria, um dos advogados à frente de uma luta para que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não seja mais usada para fins políticos.

O doutor Paulo nos explicou duas ações recentes dos grupos e as intenções dos profissionais que se empenham na causa. Ele participa do Movimento Advogados do Brasil (MABr) e Direita Jurídica Conservadora Nacional (DJCN). O primeiro congrega mais de 7000 advogados, o segundo também reúne um alto número de profissionais do direito.

Na primeira ação que Faria nos explicou, um grupo de 140 advogados apresentou à Justiça Federal do Distrito Federal um pedido de interpelação judicial a Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, questionando-o se tais fatos são verídicos ou não, além de outros questionamentos sobre a ADPF 672, proposta no STF em 31/03/2020.

O processo nº 1023614-36.2020.4.01.3400 foi distribuído para a 20ª Vara Federal Cível e aguarda pronunciamento do juiz.

A ação anterior, mas de igual vulto e de iniciativa dos mesmos grupos de advogados, aconteceu na quarta-feira (15/04), quando 102 advogados de 19 estados e do Distrito Federal, que representa mais de 7 mil outros profissionais em território nacional, impetrou um Mandado de Segurança para afastar o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, do cargo por desvio de finalidade e abuso de autoridade.

Ambas ações ganharam atenção do público, da Ordem e das autoridades, além de gerarem, para surpresa de todos, respostas em tempo recorde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF COMBATE CRIMES DE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL EM CAXIAS E COROATÁ-MA

COROATÁ E CAXIAS SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO QUE INVESTIGA ARMAZENAMENTO E COMPARTILHAMENTO DE MAIS DE 1.400 ARQUIVOS ILÍCITOS Na manh...