O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou mais de 2,1 milhões de solicitações de reembolso por parte de aposentados e pensionistas que contestaram descontos não autorizados em seus benefícios. O balanço, referente aos primeiros 11 dias de funcionamento da ferramenta, foi divulgado neste domingo (25).
Segundo os dados do INSS, apenas 47,5 mil beneficiários — cerca de 2,2% do total — afirmaram ter autorizado os descontos. Os demais contestaram a cobrança realizada por 41 entidades associativas, que agora devem apresentar documentação que comprove a autorização dos vínculos.
O serviço de contestação está disponível pelo aplicativo “Meu INSS” e pela Central de Atendimento 135. A maior parte dos pedidos (90,3%) foi registrada por meio do aplicativo, enquanto os demais (9,7%) foram feitos pelo telefone.
De acordo com o órgão, as associações cujos lançamentos forem contestados terão 15 dias úteis para apresentar documentos comprobatórios, por meio da plataforma disponibilizada pela Dataprev. Em caso de não comprovação, o valor deverá ser ressarcido e será repassado ao Tesouro Nacional, que efetuará a devolução ao segurado na conta em que o benefício é pago.
Fonte: conexão política
Nenhum comentário:
Postar um comentário