sábado, 30 de novembro de 2024

PREÇO DA CARNE DISPARA E IMPACTA INFLAÇÃO EM OUTUBRO

Os preços das carnes registraram o maior aumento mensal dos últimos quatro anos, com uma alta de 5,81% em outubro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE. Esse foi o segundo maior impacto no índice geral do mês, ficando atrás apenas da energia elétrica.  

A alta nos preços foi atribuída à menor oferta no mercado interno, consequência de fatores como o clima seco, a redução no número de abates e o aumento das exportações. Com isso, o grupo de Alimentação e Bebidas apresentou alta de 1,06%, com destaque para a alimentação em casa, que subiu 1,22%.  

O IPCA geral registrou aumento de 0,56% em outubro, acumulando uma alta de 4,76% nos últimos 12 meses. Esse percentual está acima da meta de inflação definida pelo Banco Central, indicando pressão inflacionária em setores essenciais para os consumidores brasileiros.

Fonte:portal papo aberto 

MARANHÃO NOTIFICA MAIS DE 20 MIL CASOS DE HIV NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, DIZ SES

O Estado terá nova campanha de conscientização do Dezembro Vermelho a partir desta segunda-feira (2)

Entre os anos de 1985 a 2024 foram registrados 26.615 casos de Aids no Maranhão, sendo 17.033 casos em homens e 9.582 em mulheres. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Na última década, de 2014 a outubro de 2024, o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan) recebeu 20.154 notificações de casos de HIV em todo o país, sendo 13.380 casos em homens e 6.878 casos em mulheres.

O HIV passou a ser de notificação compulsória em junho de 2014, com a homologação da portaria nº 1.271 de 2014, diferentemente da Aids que é de notificação compulsória desde 1985. 

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus que infecta e enfraquece o sistema imunológico, atacando principalmente as células de defesa conhecidas como linfócitos T-CD4. Já a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a fase mais avançada da infecção pelo HIV, quando o sistema imunológico está severamente comprometido.

Nesta segunda-feira (2), a nova campanha de conscientização do Dezembro Vermelho, com o tema “#HIV/Aids - Prevenção é vida, amor e respeito”, será lançada no Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) do Hospital Presidente Vargas, em São Luís.

O Dezembro Vermelho, que dá sequência às ações do Dia Mundial da luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, terá diversas ações educativas e com oferta de serviços.

Na próxima quarta-feira (4), das 8h às 11h30, atividades ocorrerão no Mercado Central, em São Luís. Já na quinta-feira (5), às 15h, haverá o Webinar: Contexto atual do HIV e Aids no Maranhão.

Na sexta-feira (6), de 8h às 11h, a ação será no Centro de Referência de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (Creaispi), no bairro da Cohab, entre outras.

Fonte:Imirante 

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

PF FECHA RÁDIO CLANDESTINA EM SÃO JOÃO DO SÓTER COM OPERAÇÃO "FIM DA TRANSMISSÃO"


A Polícia Federal em Caxias/MA deflagrou na manhã desta sexta-feira (29/11) a Operação FIM DA TRANSMISSÃO, que tem como objetivo desarticular o funcionamento de rádio em situação irregular no município de São João do Sóter/MA.

As investigações constataram que a rádio operava sem outorga ou autorização, em descumprimento à Lei Geral de Telecomunicações (LGT).

Foram cumpridos 02 (dois) mandados judiciais, sendo 01 (um) mandado de busca e apreensão e 01 (um) de quebra de dados telemáticos, ambos no município de São João do Sóter/MA. O crime investigado possui pena máxima que podem chegar a 04 anos de prisão. 

Os materiais apreendidos serão encaminhados para a realização dos exames periciais visando a coleta de novos elementos, visando identificar outras pessoas e empresas envolvidas, bem como identificar outros crimes relacionados.

O nome da operação remete ao resultado da operação policial, qual seja, a fim da transmissão de sinais da rádio clandestina, uma vez que sem o atendimento dos requisitos legais podem interferir em comunicações essenciais, incluindo operações de aeroportos, colocando em risco a segurança dos voos e passageiros.

VÍDEOS:




Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão.
Fone: (98) 3131-5105
E-mail: cs.srma@pf.gov.br
Instagram: @pf.maranhao
Site institucional: www.gov.br/pf

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

LIBERAIS E CONSERVADORES DEFENDEM ‘MÉTODO TRUMP’ E FRENTE AMPLA COM BOLSONARO, MICHELLE, CIRO E TEMER

Fonte:Conexão política 

Entre os defensores dessa frente ampla, está Eduardo Cavendish, co-fundador da Somas. Cavendish acredita que uma coalizão liderada por Bolsonaro é necessária para as eleições de 2026. Ele chega a sugerir alguns nomes e áreas de atuação, como Ciro Gomes, que poderia contribuir nas áreas de Previdência ou Educação. Embora Ciro seja de centro-esquerda, Cavendish argumenta que algumas de suas propostas convergem com os interesses liberais e conservadores.

“A proposta de Ciro Gomes sobre a Previdência tem mérito. Na verdade, é o momento de a direita considerar uma coalizão ampla para 2026, assim como Trump fez nos EUA. O Ciro, por exemplo, poderia agregar na questão previdenciária. Outra proposta dele que merece atenção é a respeito da educação, especialmente sobre o retorno da meritocracia
Nas últimas semanas, nomes de diferentes alas do espectro político de direita, incluindo a ala conservadora, têm se referido ao “método Trump” — uma estratégia inspirada no ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A ideia é que Jair Bolsonaro (PL) busque construir uma série de diálogos políticos e forme uma frente ampla, reunindo lideranças de diversos grupos, que possam contribuir em áreas específicas de um possível governo futuro. Contudo, essa coalizão deve excluir nomes progressistas ou de total esquerda, sobretudo os mais radicais.

A argumentação desse núcleo é que o cenário político atual é turbulento e está marcado por uma escalada autoritária sem precedentes. Mesmo com forte apoio popular, Bolsonaro e seus aliados se veem reféns de uma casta política influente, que controla os principais blocos do Congresso, como o ‘Centrão’. Com base nisso, liberais e conservadores têm defendido que Bolsonaro busque formar um palanque de coalizão, unindo lideranças como Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. A ideia seria estabelecer um laço com figuras que possuem capital político e estariam dispostas a colaborar em uma agenda comum, deixando de lado divergências para cooperar em áreas nas quais possuem certa expertise.

A comparação com Donald Trump é clara: o ex-presidente dos EUA, para vencer nas eleições deste ano contra Kamala Harris, adotou uma estratégia de aproximação com lideranças do centro e até com alguns democratas, estabelecendo acordos pontuais. Dessa forma, ele conseguiu apoio para formar uma coalizão, com a intenção de garantir governabilidade no futuro. Sem essa abordagem, na visão dos defensores dessa estratégia, a vitória de Trump teria sido improvável.

No caso da Argentina, o exemplo de Javier Milei também é citado. Para vencer, Milei precisou se aliar a diferentes blocos políticos, incluindo nomes como Maurício Macri e Patrícia Bullrich. O resultado foi uma vitória sólida.

Entre os defensores dessa frente ampla, está Eduardo Cavendish, co-fundador da Somas. Cavendish acredita que uma coalizão liderada por Bolsonaro é necessária para as eleições de 2026. Ele chega a sugerir alguns nomes e áreas de atuação, como Ciro Gomes, que poderia contribuir nas áreas de Previdência ou Educação. Embora Ciro seja de centro-esquerda, Cavendish argumenta que algumas de suas propostas convergem com os interesses liberais e conservadores.

“A proposta de Ciro Gomes sobre a Previdência tem mérito. Na verdade, é o momento de a direita considerar uma coalizão ampla para 2026, assim como Trump fez nos EUA. O Ciro, por exemplo, poderia agregar na questão previdenciária. Outra proposta dele que merece atenção é a respeito da educação, especialmente sobre o retorno da meritocraci”, defende Cavendish.

Outros nomes também estão sendo cogitados para possíveis funções, como Aldo Rebelo em uma área relacionada ao Meio Ambiente, enquanto Michel Temer em questões de articulação política.

Cavendish sustenta: “Quem critica a ideia de coalizão de Jair Bolsonaro não pode esquecer que Trump teve grande sucesso nos EUA adotando essa estratégia. Claro, não se trata de incorporar qualquer nome, mas alguns podem ser fundamentais para garantir a reeleição de Bolsonaro em 2026, caso ele seja autorizado a concorrer. A direita precisa amadurecer e se acostumar a vencer. É muito mais fácil implementar nossa agenda estando no poder.”

“Se houver uma boa negociação e delimitação de espaços para cada líder, isso pode funcionar. Acredito que 2026 será nosso, e até com alguma sobra”, avalia Eduardo Cavendish.

SEMANA MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO DA DENGUE E PREVENÇÃO DAS ARBOVIROSES SEGUE ATÉ SEXTA-FEIRA (29) EM CAXIAS

Estudantes da escola Alexandre Costa foram os primeiros a receberem informações sobre como podem ajudar em casa para evitar criadouros do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti. A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde e Unidade de Vigilância em Zoonoses, durante Semana Municipal de Enfrentamento da Dengue e Prevenção das Arboviroses, que vai até o próximo dia 29 de novembro.

“Esta semana de enfrentamento diz para nós que precisamos destes alunos. Eles chegam em casa e falam com seus pais, seus vizinhos, e nós vamos trabalhar a escola Dias Carneiro também e o Isaura Costa, que são escolas do entorno. A Trezidela infelizmente tem apresentado os índices de infestação maiores, e nós vamos conversar de forma veemente com as pessoas para que não tenhamos um aumento. Com este trabalho nós vamos evitar que as pessoas adquiram esta doença e vamos evitar até mesmo algum óbito”, disse Natanael Reis, coordenador da UVZ.

“A gente tem que conscientizar a população de que a Dengue é uma doença que leva a óbito, então, a gente tem que prevenir. Nesta ação nós estamos mobilizando a comunidade porque aqui na Trezidela é a comunidade com maior índice de dengue”, disse Jardênia Soares, representante da Vigilância Epidemiológica.
Nós conversamos com a UVZ, e sabemos que estas crianças passam as informações para os seus pais, então a partir do momento em que levamos as informações para as crianças elas repassam aos seus familiares e nos ajuda a prevenir”, disse Shirley Almones, coordenadora do PSE Saúde.

O bairro Trezidela foi escolhido, por ser a comunidade com maior índice infestação do Aedes Aegypti, segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano, com 4,6%. As crianças entenderam o recado, e garantem que vão colaborar quando chegarem em casa.

“Vou dizer para a gente limpar a nossa piscina, e outros lugares, porque se deixar água parada vai ficar pior para a gente. Eu fiquei muita assustada, porque tem muita gente doente por causa disso, e elas não querem se prevenir, mas a gente vai conseguir passar de casa em casa para ajudar as pessoas”, disse Isabela Silva, aluna.

“Acho que existe a necessidade, é um trabalho de conscientização onde as crianças levam as informações para casa e ajuda a comunidade”, disse Genilde Maria, gestora da escola Alexandre Costa.

Durante toda a semana, outras escolas serão visitadas e a própria comunidade. A programação conta com uma ação conjunta envolvendo Vigilância Epidemiológica, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), a Coordenação de Atenção Primária e o Programa Saúde na Escola (PSE).

(Da assessoria)

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

GOVERNADOR DO MARANHÃO E ALIADOS DE FLÁVIO DINO ENFRENTAM TENSÕES E ENSAIAM ROMPIMENTO

Folha de S.Paulo

O grupo político remanescente do ex-governador Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal, ensaia um rompimento definitivo com o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).

O esgarçamento da relação, que se aprofundou nas últimas semanas, passa por tensões no campo político, embates na esfera judicial em ações movidas no STF e até mesmo querelas pessoais. Aliados de ambos falam em clima pesado e não descartam a possibilidade de um rompimento.

Dino foi governador do Maranhão de janeiro de 2015 a abril de 2022, quando renunciou para concorrer ao Senado pelo PSB. Carlos Brandão, então vice-governador, ascendeu ao cargo e foi reeleito há dois anos.

Eleito senador em 2022, Dino ocupou o Ministério da Justiça no governo Lula (PT), foi nomeado para o STF e tomou posse em fevereiro. Desde então, afastou-se da política partidária, mas segue com um grupo de aliados coeso no Maranhão.

Os embates entre Brandão e Dino começaram em fevereiro de 2023, na eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. O então ministro trabalhou pelo aliado Othelino Neto, na época no PC do B e hoje no Solidariedade, mas prevaleceu a deputada Iracema Vale (PSB), bancada pelo governador.

Desde então, ambos deram sinais de afastamento, com embates nos bastidores e raros encontros em solenidades públicas. Segundo aliados, os diálogos em geral aconteciam por meio de intermediários.

Na avaliação dos aliados de Dino, Brandão afastou-se do campo da esquerda ao se aproximar de setores conservadores, sendo apoiado inclusive pelo PL de Jair Bolsonaro. Também há acusações de descumprimento de acordos e de críticas à nomeação de parentes do governador em cargos no governo.

Uma ação de inconstitucionalidade movida pelo Solidariedade, sigla de Othelino, questionou a nomeação de 14 parentes de Brandão. O ministro do STF, Alexandre de Moraes, acatou parcialmente a ação em outubro e determinou o afastamento de cinco nomeados pelo governador.

Aliados de Brandão, por sua vez, acusam Dino de interferir na política local mesmo após ascender a uma cadeira no STF. Um dos exemplos citados é a decisão, dias após sua posse no STF, que suspendeu o processo de escolha do conselheiro para uma vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado.

A ação foi movida pelo Solidariedade, legenda de Othelino Neto, que rompeu com Brandão em março deste ano. Ele é marido da senadora Ana Paula Lobato (PDT), que assumiu o cargo após a renúncia de Dino para assumir a vaga no STF.

Othelino nega qualquer interferência do ministro da política maranhense: “Não há influência nenhuma. Pelo contrário, a saída de Flávio da política de forma repentina deixou um hiato que só o tempo vai resolver”.

Nesta semana, as desavenças escalaram após vir a público a informação de que Dino não convidou Brandão para a sua cerimônia de casamento no próximo sábado (30) com Daniela Lima, com quem vive em união estável desde 2011. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles e confirmada pela Folha.

Conforme afirmam aliados de Dino, o ministro tem perfil discreto em sua vida pessoal e fará uma cerimônia restrita aos amigos. A avaliação é que, apesar do histórico de relação política, Brandão não tem uma relação próxima no campo pessoal com o ministro.

O episódio ganhou repercussão duas semanas após aliados de Dino e de Brandão travarem uma nova e renhida disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Iracema Vale e Othelino Neto se enfrentaram e a eleição terminou empatada, com 21 votos para cada.

Prevaleceu a regra do regimento interno da Assembleia que prevê que, em casos de empate, é eleito o deputado mais velho. O resultado foi a reeleição de Iracema Vale, dando novo impulso ao grupo do governador na queda de braço com os aliados do seu antecessor.

A decisão foi contestada no STF movida pelo partido Solidariedade, que defende a aplicação da regra prevista na Câmara dos Deputados, na qual eleito em caso de empate é o deputado com mais mandatos –regra que beneficiaria Othelino. Caberá à ministra Cármen Lúcia julgar o recurso.

A decisão foi contestada no STF movida pelo partido Solidariedade, que defende a aplicação da regra prevista na Câmara dos Deputados, na qual eleito em caso de empate é o deputado com mais mandatos –regra que beneficiaria Othelino. Caberá à ministra Cármen Lúcia julgar o recurso.

Em entrevista à rádio Mirante News FM, Iracema Vale afirmou que o empate na votação na Assembleia foi resultado de “fortes influências externas”, mas não fez referências ao ministro do STF.

Nas votações abertas de projetos na Assembleia Legislativa, deputados mais próximos a Dino têm se posicionado contra o governador. Foi o caso do recente projeto que ajustou a alíquota do ICMS, que teve oposição de nove deputados, incluindo nomes próximos ao ministro como Othelino Neto, Carlos Lula (PSB) e Rodrigo Lago (PC do B).

A sucessão até 2026 é o principal pano de fundo da disputa. Aliados de Dino afirmam que haveria um acordo no qual Brandão renunciaria para disputar o Senado em 2026, fazendo ascender ao cargo o vice-governador Felipe Camarão (PT), nome próximo ao ministro e que poderia tentar a reeleição.

Brandão, contudo, afirmou publicamente ao menos duas vezes que pretende cumprir integralmente o seu mandato até o fim de 2026, o que inviabilizaria as pretensões do petista de assumir ao governo.

Nos bastidores, dois nomes são apontados como possíveis candidatos da base em caso de ruptura: a deputada Iracema Vale e o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), sobrinho do governador.

Do lado dos aliados de Flávio Dino, o candidato natural é o vice-governador. Mas uma das opções na mesa seria o apoio a uma possível candidatura do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), que construiu sua trajetória política na oposição aos governos Dino e Brandão.

2ª FASE DA 1ª OLIMPÍADA CAXIENSE DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS (OCMEM) SERÁ NESTE SÁBADO (30)

As provas da 2ª fase da 1ª Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Públicas Municipais (OCMEM) serão realizadas no dia 30 de novembro de 2024, nas escolas Ruy Frazão, João Lisboa e Colégio Militar 02 de Julho Deborah Pereira.

A OCMEM, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), é destinada a alunos do 6⁰ ao 9⁰ ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. A Semect reforça que é importante os estudantes se certificarem sobre seus locais de prova e orienta que imprimam o cartão de acesso para a segunda fase. No dia da prova, os participantes devem levar o cartão de acesso e um documento de identidade.

A iniciativa tem como objetivo colaborar com a difusão e melhoria do ensino e aprendizagem de matemática entre professores e alunos da rede pública municipal de Caxias (MA). Além disso, busca promover o raciocínio lógico e dedutivo, identificar novos talentos para outras competições científicas e incentivar o ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

Nesta segunda fase, aproximadamente 5% do total de alunos inscritos em cada escola na primeira fase participarão. A prova será discursiva, com cinco questões, e os alunos terão 3 horas para respondê-las. A segunda fase será realizada em escolas polos na sede, definidas pela Comissão Organizadora e divulgadas previamente.

PREMIAÇÃO
A premiação incluirá:
• Medalhas e prêmios para os alunos;
• Medalhas de honra e cursos de formação continuada para os professores;
• Placas de destaque para as escolas dos medalhistas de ouro.
Além disso, os alunos mais bem colocados receberão:
• 1º lugar em cada categoria (nível Alfa e nível Beta): 1 notebook;
• 2º ao 4º lugares em cada categoria: 1 tablet.
A segunda fase da prova ocorrerá no dia 30 de novembro, e o resultado final será divulgado em 6 de dezembro de 2024.
CONFIRA OS LOCAIS DAS PROVAS DA 2ª ETAPA DA OCMEM:
A LISTA DOS CLASSIFICADOS PARA A SEGUNDA FASE DA OCMEM JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NESTE LINK:

Fonte: Blog Irmão Inaldo

terça-feira, 26 de novembro de 2024

TRAPEZISTA É VIOLENTADA DURANTE ASSALTO A CIRCO EM CENTRAL DO MARANHÃO


Um grupo de assaltantes invadiu o Circus Eneide, localizado em Central do Maranhão, e fez artistas e familiares reféns e abusaram sexualmente de uma bailarina que atua como trapezista.

Durante a ação criminosa registrada na última sexta-feira, 22, os bandidos armados amarraram adultos e crianças e roubaram objetos de valor.

A coordenação do circo comunicou que, em razão do ocorrido, decidiu suspender as apresentações no município, incluindo aquelas previstas para escolas da rede pública.

A mãe da bailarina, vítima da violência sexual, gravou um vídeo onde relatou momentos de terror vividos pela jovem.

A trapezista foi arrastada pelos cabelos na frente da filha pequena e sofreu abuso sexual.

Fonte: Neto Ferreira 

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

DEPUTADOS DE ESQUERDA ACUMULAM MILHÕES NO MERCADO FINANCEIRO ENQUANTO CRITICAM O CAPITALISMO

Em um cenário que expõe aparentes contradições, deputados federais de partidos de esquerda, como PSOL, PCdoB, Rede, PV, PSB e PT, acumulam milhões em investimentos no mercado financeiro, mesmo enquanto condenam publicamente o capitalismo e setores como o sistema bancário. Segundo dados das declarações de bens entregues à Justiça Eleitoral, o patrimônio investido por parlamentares desses partidos soma impressionantes R$ 22,9 milhões.  

O PSB, que se define como um partido socialista, lidera entre os declarantes com R$ 17,1 milhões aplicados no mercado financeiro. A informação contrasta com discursos inflamados de seus integrantes contra a "exploração do capital", denunciando o que chamam de abusos de grandes corporações e banqueiros.  

Essa prática levanta questionamentos sobre a coerência entre o discurso político e as ações pessoais. Se, por um lado, o mercado financeiro é demonizado em declarações públicas, por outro, é nele que esses parlamentares encontram segurança e renda passiva.  

A contradição expõe um debate mais amplo sobre o que significa criticar o capitalismo enquanto se usufrui dos benefícios do sistema. Seria isso uma forma de hipocrisia ou uma adaptação inevitável às regras do jogo econômico atual?  

Especialistas apontam que o uso do mercado financeiro como ferramenta de patrimônio não necessariamente invalida as críticas de seus opositores, mas ressalta a complexidade do tema. Ainda assim, para muitos eleitores, essa diferença entre discurso e prática pode parecer uma traição aos valores que esses partidos dizem defender.  

Resta saber como essas informações impactarão a credibilidade dos parlamentares perante suas bases eleitorais e se abrirão espaço para um debate mais profundo sobre a relação entre política, ideologia e finanças pessoais.

ALDEIAS ALTAS-MA ANUNCIA A EDIÇÃO 2024 DA FLIAAMA – FEIRA LITERÁRIA DO MARANHÃO


A Fliaama será dias 27 e 28 de novembro de 2024. Na quadra poliesportiva e no auditório da escola Antonieta Castelo.
Das 8h às 21h. Instituída como política municipal permanente pela Lei Municipal nº 413 de 13 de junho de 2022, a FLIAAMA é um acontecimento que celebra a educação, a literatura e a cultura, reafirmando a identidade literária de um município que, como diz o seu hino, é “berço de poeta”.

Promovida pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI), a feira deste ano traz como tema central: “Literatura, democracia e educação de qualidade social”. A proposta é articular a educação, a produção literária e os fundamentos democráticos como instrumentos de emancipação e transformação social, inspirados nos princípios da Pedagogia Histórica Crítica e nos valores da educação libertadora.

A FLIAAMA 2024 busca envolver professores e estudantes na formação de leitores e escritores literários. Conforme o Documento Curricular do Território Aldeias-altense (DCTAA, 2024), o objetivo é fortalecer a relação entre o cotidiano escolar, os fundamentos democráticos e a literatura brasileira, maranhense e aldeias-altense.

Inspirada por pensadores como Ruffato e Eliezer, a feira reforça a ideia de que a educação de qualidade é o alicerce da democracia e da produção literária. Para Ruffato (2021), o exercício da literatura só é possível em ambientes de liberdade de expressão e amplo acesso à educação. Já Eliezer (2020) destaca que “a docência colabora para a formação de valores éticos e para a problematização da realidade”, sendo fundamental para o aperfeiçoamento democrático.

Ao longo de dois dias, a FLIAAMA oferecerá uma programação diversificada, incluindo palestras, oficinas literárias, debates e exposições. A temática interdisciplinar convida os professores a exercerem sua prática com compromisso ético, fomentando discussões sobre a tríade 

A organização do evento reafirma a importância de uma educação que vá além do ensino técnico, abraçando valores éticos e humanos que fortalecem a cidadania e os direitos humanos. A feira, assim, celebra não apenas a literatura como manifestação artística, mas também como ferramenta de transformação social.

Com espírito literário e democrático, a FLIAAMA 2024 promete ser um marco no fortalecimento da cultura e da educação no município.

Mais informações no link abaixo:

ASCOM ALDEIAS ALTAS 

domingo, 24 de novembro de 2024

INFLAÇÃO NA CEIA DE NATAL: CARNES SOBEM ATÉ 17% E PESAM NO BOLSO DO CONSUMIDOR

Os brasileiros que sonhavam com a promessa de carne acessível após as eleições estão enfrentando uma realidade bem diferente. Um levantamento recente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revelou aumentos expressivos no preço de cortes bovinos e outras carnes tradicionais das festividades de fim de ano. Em novembro, a picanha registrou alta de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.  

Outros itens que costumam compor a ceia natalina também sofreram forte impacto inflacionário: o peru subiu 7,5%, o pernil teve aumento de 17,8%, e o chester ficou 11% mais caro. Com a chegada de dezembro, especialistas alertam que os preços ainda podem subir mais, colocando em risco a tradição de muitas famílias brasileiras de reunir-se em torno de uma mesa farta.  

Um País à Deriva  

Os aumentos nos preços refletem um cenário econômico preocupante. Apesar de um ano marcado por recordes de arrecadação tributária, o governo federal ainda enfrenta um rombo nas contas públicas. A ausência de um plano econômico robusto agrava a sensação de descontrole fiscal e falta de direcionamento.  

As promessas de campanha, que incluíam melhorias na economia e uma redução no custo de vida, ainda não se concretizaram. Enquanto isso, a inflação castiga o poder de compra da população, especialmente em produtos básicos e de grande apelo simbólico, como os alimentos da ceia de Natal.  

Especialistas apontam que a instabilidade fiscal e a falta de ações concretas no controle da inflação deixam o país sem rumo claro. Com um governo que até agora não conseguiu implementar um plano de recuperação convincente, cresce a frustração entre os eleitores e o pessimismo sobre o futuro econômico.  

Diante desse cenário, o Natal de 2024 pode ser marcado não apenas pela troca de presentes, mas também por mesas menos generosas e um sentimento crescente de desilusão com as promessas não cumpridas.

OPOSIÇÃO DE NOVE DEPUTADOS MOSTRA A CARA CONTRA AUMENTO DO ICMS E ANUNCIA JUDICIALIZAÇÃO DO REAJUSTE DA ALÍQUOTA


Em uma sessão que durou mais de seis horas, realizada nesta quinta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por uma apertada maioria, o aumento da alíquota do ICMS de 22% para 23%, conforme proposto pelo governador Carlos Brandão. O projeto foi aprovado com 22 votos favoráveis, enquanto 11 deputados não compareceram à sessão, e nove parlamentares votaram contra, consolidando uma nova oposição ao Palácio dos Leões.  

Liderado pelo deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade), o grupo oposicionista anunciou que irá judicializar o aumento, com o objetivo de barrá-lo por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). "Vamos lutar até o fim para evitar que o povo maranhense seja penalizado com uma carga tributária ainda maior", declarou o ex-presidente da Assembleia.  

Além de Othelino Neto, os deputados que votaram contra o projeto foram Fernando Braide (PSD), Francisco Nagib (PSB), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Rodrigo Lago (PCdoB), Ricardo Rios (PCdoB), Leandro Bello (Podemos) e Wellington do Curso (Novo).  

O aumento da alíquota gerou críticas de diversas entidades empresariais, que repudiaram a medida sob a justificativa de que o reajuste prejudicará o setor produtivo e a população em geral, especialmente diante de um cenário econômico ainda frágil.  

Apesar da aprovação no Legislativo, o governo enfrentará resistência não apenas política, mas também jurídica, à medida que a oposição busca reverter a decisão na Justiça. Othelino Neto reforçou que o movimento não será apenas simbólico, mas parte de uma estratégia de enfrentamento mais ampla contra o Palácio dos Leões.  

A votação evidenciou um racha no Legislativo estadual. Enquanto o governo conseguiu o apoio necessário para aprovar a proposta, a formação de um bloco oposicionista liderado por Othelino Neto indica um novo cenário político para o governador Carlos Brandão, que pode enfrentar desafios adicionais em sua base aliada nos próximos meses.

Fonte: BCC NEWS 

ASSISTENCIALISMO E POBREZA NO MARANHÃO: UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA

O economista, analista internacional e professor Gustavo Alberto Segré, durante entrevista ao podcast Conversar Paralela, criticou o modelo de assistencialismo adotado em países como Argentina e Brasil. Segundo Segré, o assistencialismo, além de não resolver a pobreza, tem sido usado como instrumento eleitoreiro, impedindo o desenvolvimento econômico e social.  

De acordo com o professor da Universidade Paulista e referência no partido argentino de centro-direita Republicanos Unidos, uma falha central no cálculo do desemprego é que ele não considera pessoas que vivem exclusivamente de programas assistenciais e não estão procurando emprego. “O índice de desemprego é estabelecido com base nas pessoas que procuram emprego e não conseguem. Quem vive de bolsa assistencial, sem trabalhar e sem buscar emprego, não entra nessa conta”, explicou.  

O caso do Maranhão 

Como exemplo, Segré citou o estado do Maranhão, no Brasil. Segundo ele, atualmente, cerca de 1,2 milhão de pessoas recebem benefícios sociais do governo federal no estado, enquanto apenas 600 mil possuem carteira assinada. Para o economista, esses números evidenciam que o assistencialismo, isoladamente, não resolve a pobreza.  

“O Maranhão é o estado mais pobre do Brasil, e isso mostra que o assistencialismo não funciona. Se fosse eficiente, o estado estaria em uma situação melhor. O que precisa ser feito é gerar empregos, incentivar a educação e promover meios para que as pessoas possam sair da dependência do governo”, argumentou.  

Assistencialismo e política 

Segré também destacou que o assistencialismo é frequentemente utilizado como estratégia eleitoreira. Ele afirmou que muitos políticos preferem manter a população dependente de benefícios do que adotar políticas de geração de empregos e capacitação, que promoveriam uma mudança estrutural na sociedade.  

Para o economista, o foco deveria estar em criar condições para que as pessoas estudem e consigam empregos melhores, saindo da situação de pobreza de forma sustentável. “Precisamos estimular o trabalho, o estudo e a autonomia das pessoas, para que elas possam aspirar a uma vida melhor, sem depender do assistencialismo”, concluiu.  

A crítica de Segré reforça um debate antigo sobre a eficácia dos programas de assistência social e o desafio de equilibrar políticas de proteção social com iniciativas que incentivem o crescimento econômico e a inclusão produtiva.
A fala do Segré sobre o "mal do assistencialismo" ocorre a partir dos 12 minutos do início da entrevista.
Acesse o link abaixo com a entrevista completa

sábado, 23 de novembro de 2024

GENTIL NETO CONTINUA ANÚNCIO DE NOVOS REFORÇOS PARA EQUIPE DE GOVERNO EM 2025

O prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto, segue montando sua equipe de gestão para assumir a administração municipal a partir de janeiro de 2025. Recentemente, foram anunciados maís dois novos titulares para cargos estratégicos: Arthur Quirino da Silva Neto, que assume a Secretaria Municipal de Governo e Relacionamento Institucional, e Fause Elouf Simão Junior, que será o novo Secretário Municipal de Limpeza Pública.  

Atribuições das secretarias.
Os secretários municipais têm como responsabilidade assessorar o prefeito em suas funções, além de coordenar e integrar ações de governo. Cabe também aos titulares preparar normas e decisões administrativas, promovendo sua publicação e preservação.

Arthur Quirino: experiência e inovação.
Arthur Quirino da Silva Neto traz ao cargo de Secretário Municipal de Governo e Relacionamento Institucional um perfil multidisciplinar e inovador. Formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade FAMA, com graduações em Administração e Marketing pelo CEUMA e Direito pela Faculdade Vale do Itapecuru (FAI), ele possui sólida experiência na gestão pública e privada. Já ocupou o cargo de Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico, Esporte e Juventude, além de ser empresário e fundador da MDI Mídia Digital Interativa.  

Fause Elouf: trajetória consolidada na gestão pública.
Já Fause Elouf Simão Junior será responsável pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública. Formado em Direito e pós-graduado em Direito Penal, ele possui uma extensa carreira na administração pública e legislativa de Caxias. Atuou como procurador-geral, presidente da Câmara Municipal e também exerceu o cargo de prefeito e de secretário de Estado do Leste Maranhense. Em âmbito municipal, já foi Secretário de Indústria e Comércio, Trabalho e Limpeza Pública. Atualmente, ocupa o cargo de vereador, tendo sido reeleito para o mandato 2025-2028.  

Com a escolha dos novos secretários, Gentil Neto reforça o compromisso de formar uma equipe técnica e experiente, voltada para a melhoria dos serviços públicos e a integração das ações do governo municipal. As nomeações foram bem recebidas por setores políticos e pela população, que aguardam mudanças significativas na administração de Caxias a partir do próximo ano.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

GENTIL NETO ANUNCIA ADENILSON DIAS DE SOUZA COMO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA A PRÓXIMA GESTÃO


O prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto, anunciou mais um nome para compor sua equipe de governo: Adenilson Dias de Souza assumirá a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. A escolha reforça o compromisso da nova administração em priorizar melhorias significativas na área educacional, considerada uma das pastas mais estratégicas e desafiadoras do governo.

Com uma trajetória profissional diversificada, Adenilson é formado em Direito pela Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI), com especialização em Direito Processual Civil e pós-graduação em andamento em Licitação e Contratos pelo Instituto Navigare. Além disso, é licenciado em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Informática pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). 

Sua experiência na área educacional é extensa: atuou como professor de Matemática na rede municipal de Caxias, lecionou Física no programa PROCAD da UEMA e ministrou aulas de Direito do Trabalho e Direito Tributário. No campo jurídico, é advogado inscrito na OAB-MA (nº 11.005) e atualmente ocupa o cargo de Procurador-Geral do Município de Caxias.

A expectativa é que Adenilson Dias de Souza apresente um plano inovador e robusto, capaz de atender às demandas da comunidade e preparar as escolas para os desafios do século XXI. Com sua formação multidisciplinar e experiência consolidada, espera-se que a educação se torne um pilar fundamental para o progresso de Caxias durante o próximo mandato.

RICARDO RODRIGUES DESTACA TRAJETÓRIA POLÍTICA E ABORDA OUTROS ASSUNTOS NO POD POLITIZAR


Na noite desta quinta-feira(21), o presidente da Câmara Municipal de Caxias, Ricardo Rodrigues, foi entrevistado no Pod Politizar, programa transmitido pela plataforma YouTube. Durante a conversa, ele abordou sua entrada na política, trajetória eleitoral, visão sobre a saúde do município e a importância do diálogo entre o Executivo e o Legislativo.  

Convite para a política e primeiros passos  

Ricardo Rodrigues relembrou o início de sua carreira política, destacando o convite recebido em 2012 para compor uma chapa. Na época, o partido buscava pessoas com bom acesso às comunidades da zona rural. Apesar de hesitar inicialmente, Ricardo aceitou o desafio, conquistando 554 votos, mas sem ser eleito. Mesmo assim, permaneceu acreditando no projeto político e em seu trabalho, o que lhe rendeu a suplência em 2016, com 690 votos, e, finalmente, a vitória em 2020, quando garantiu seu primeiro mandato como vereador.  

Saúde pública: avanços e desafios  

Questionado sobre a situação da saúde em Caxias, Ricardo reconheceu avanços importantes, mas admitiu que ainda há muito a melhorar. Ele enfatizou que a saúde pública enfrenta desafios em nível nacional, mas garantiu que a gestão local está empenhada em buscar soluções.  

Compromisso com a zona rural e o parlamento 

Com raízes na zona rural, o vereador ressaltou sua forte ligação com as comunidades e os resultados positivos de suas ações. No parlamento, destacou sua postura ética, afirmando que só faz promessas que pode cumprir. "Sempre priorizo a verdade e respeito no trato com a classe política", lembrou, recordando também sua experiência como secretário de articulação política no governo Fábio Gentil.  

Estratégias políticas e liderança no Legislativo
Ricardo compartilhou detalhes de sua articulação política que o levaram ao segundo mandato como presidente da Câmara. Ele destacou a importância do diálogo entre o Executivo e o Legislativo, reforçando que o trabalho conjunto é essencial para o desenvolvimento da cidade. Sobre o comportamento da oposição após as eleições, o vereador avaliou que é normal quando alguém  se acha  prejudicado tentar  mover algum tipo de ação.   

Encerrando a entrevista, Ricardo Rodrigues fez um apelo aos caxienses para acompanharem mais de perto o trabalho dos vereadores, destacando a importância da fiscalização e participação popular na política local.  

Para conferir a entrevista completa, acesse o link disponível no canal Pod Politizar abaixo:

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

PF DESMONTA ESQUEMA DE FRAUDES FAZENDÁRIAS NO MA: ADVOGADOS ENVOLVIDOS DESVIARAM MAIS DE R$ 1,5 MILHÃO

Os policiais cumprem dois mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão em São Luís e São José do Ribamar. As investigações tiveram início em janeiro de 2024, após a denúncia feita por um idoso

A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (19), a Operação Nocaute contra crimes fazendários, visando combater um esquema criminoso de saques de créditos judiciais, em contas vinculadas a processos da Justiça Federal.

Os policiais cumprem dois mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão em São Luís e São José do Ribamar.

As investigações da PF revelaram que dois advogados atuantes no Maranhão estavam envolvidos em 42 saques fraudulentos, ocorridos em 10 Estados diferentes, totalizando um prejuízo superior a R$ 1,5 milhão.

Além dos mandados, foram impostas medidas cautelares que incluem a suspensão do exercício da advocacia e o afastamento temporário de funções públicas, além do sequestro de bens móveis e imóveis. As ordens partiram da 7ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso.

As investigações tiveram início em janeiro de 2024, após a denúncia feita por um idoso. O homem relatou, segundo a PF, o saque indevido de R$ 224,8 mil, valor que havia sido depositado pelo INSS em decorrência de uma decisão judicial da 1ª Vara Federal Cível e Agrária de Mato Grosso.

A operação Nocaute é resultado da análise de dados bancários e do material apreendido na primeira fase denominada de Contragolpe, realizada em abril deste ano.

Fonte:g1Ma 

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2026: TRÊS NOMES SE PREPARAM PARA A DISPUTA PELO GOVERNO DO MARANHÃO

Com menos de dois anos para as eleições estaduais de 2026 no Maranhão, três nomes despontam como principais concorrentes ao cargo de governador: Eduardo Braide, atual prefeito de São Luís; Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa; e Lahesio Bonfim, ex-prefeito de São Pedro dos Crentes. 

O pleito promete ser marcado pela polarização e carrega grandes expectativas em razão dos desafios enfrentados pelo estado. Reconhecido como o mais pobre do Brasil, o Maranhão registra índices preocupantes em áreas como segurança pública, emprego e desenvolvimento econômico, ampliando a urgência por uma liderança transformadora.
  
Quase metade da população vive em extrema pobreza, segundo o IBGE, exigindo de quem assumir o governo um compromisso firme com políticas de inclusão social e redução das desigualdades. Na segurança pública, o avanço da criminalidade, especialmente em áreas urbanas como a Grande São Luís, evidencia a necessidade de medidas estratégicas e efetivas.  

Outro ponto crítico é a geração de emprego e renda. Apesar de seu potencial agrícola e riqueza em recursos naturais, o Maranhão carece de políticas que estimulem a industrialização e o empreendedorismo, resultando em altas taxas de desemprego e baixo crescimento econômico.  

Eduardo Braide: Atual prefeito de São Luís, Braide é reconhecido por seu perfil técnico e pela experiência em gestão pública. Sua campanha deve se concentrar em apresentar soluções práticas e viáveis para os desafios do estado.  

Iracema Vale: Primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa, Iracema aposta em um discurso de diálogo e inclusão. Suas propostas priorizam políticas sociais e ações que ampliem a participação feminina e comunitária nas decisões de governo.  

Lahesio Bonfim: Ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio se posiciona como uma voz de oposição contundente. Com discurso conservador, foca em críticas à atual gestão estadual e promete um governo de valores tradicionais e austeridade.  
  
Independentemente do vencedor, o próximo governador enfrentará o desafio de implementar reformas estruturais, estimular o crescimento econômico e reduzir as desigualdades. Os maranhenses esperam um líder que priorize segurança, saúde, educação e geração de oportunidades, transformando potencial em desenvolvimento concreto.  

O futuro do Maranhão dependerá da capacidade do próximo governo em transformar promessas em ações que impactem positivamente a vida da população e coloquem o estado em um novo patamar no cenário nacional.

Fonte: Novo tempo 

terça-feira, 19 de novembro de 2024

IRRESPONSABILIDADE DE EMPRESA DANIFICA SÍTIO HISTÓRICO DA BALAIADA EM CAXIAS

O Conselho Municipal de Cultura de Caxias (CMC) emitiu, nesta segunda-feira (18), uma nota oficial sobre um incidente grave que comprometeu o sítio arqueológico do antigo Quartel da Balaiada, situado no Morro do Alecrim. No último sábado, 16 de novembro, a instalação de uma estrutura metálica diretamente sobre o piso histórico causou danos irreversíveis a esse patrimônio de grande valor cultural e histórico para o município.  

A ação foi realizada pela empresa JM Engenharia e Serviços Gráficos LTDA, de Caxias, sem que até o momento tenha havido justificativa ou esclarecimento público sobre a intervenção. Segundo o Conselho, a obra foi feita com perfurações no solo do sítio, evidenciando total negligência quanto à preservação do local.  


O antigo Quartel da Balaiada é um símbolo da história nacional, remanescente da Revolta da Balaiada (1838-1841), um movimento social que marcou o Brasil Império. Danos como os ocorridos no último sábado não só desrespeitam a memória coletiva como prejudicam as iniciativas de valorização cultural e o potencial turístico de Caxias.  

O Conselho Municipal de Cultura classificou a atitude como irresponsável e destacou a falta de cuidado da empresa com as regras de preservação patrimonial. Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira com o secretário municipal de Cultura, Maciel Mourão, o Conselho exigiu respostas imediatas e a responsabilização dos envolvidos.  


Apesar da gravidade do caso, a JM Engenharia e Serviços Gráficos LTDA permanece em silêncio. A ausência de um posicionamento por parte da empresa reforça a percepção de negligência e desprezo com o patrimônio histórico. Além disso, levanta questionamentos sobre a falta de fiscalização e a fragilidade das políticas públicas voltadas à preservação cultural em Caxias.  


O Conselho, em parceria com a Coordenação de Patrimônio Histórico, já iniciou as tratativas para exigir reparação e punir os responsáveis pelos danos. A entidade também defende o reforço da fiscalização e a criação de normativas mais rígidas para evitar a repetição de episódios semelhantes.  

Em sua nota, o Conselho alertou para a necessidade de ações concretas que reforcem a valorização do patrimônio histórico da cidade, argumentando que intervenções irresponsáveis como essa comprometem não apenas o passado, mas também o futuro cultural e econômico de Caxias.  

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

MAIS DOIS SECRETÁRIOS SÃO CONFIRMADOS POR GENTIL NETO PARA JANEIRO

O prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto, continua reforçando sua equipe para a nova gestão que começa em janeiro. Entre os nomes confirmados para o secretariado estão Constantino Ferreira de Castro Neto e Adriana Raquel Santos de Sousa, que irão liderar pastas estratégicas no município.  

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo  

Constantino Ferreira de Castro Neto assumirá a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa. Formado em Economia pela Uniceuma, Constantino é empresário e sócio de empreendimentos como Posto Leste, Pousada Pampulha e Bike Leste. Também integra o Grupo Líder Cocais. Atualmente, ocupa o cargo de secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio e atua como consultor para empresas.  

Proteção Social e Primeira Infância

Adriana Raquel Santos de Sousa será a responsável pela Secretaria Municipal de Proteção Social, Pessoa Idosa e Primeira Infância. Com uma trajetória acadêmica e profissional diversificada, Adriana é médica formada pela FUNDEC-SP, licenciada em Letras pela UEMA, bacharel em Fisioterapia pela AESPI e pós-graduada em Psiquiatria pela UNIFATEC. Ela já atuou como professora da rede pública municipal e coordenadora do Centro de Reabilitação em Caxias. Atualmente, é médica na UPA de Caxias, no PSF Caxirimbú e na Clínica Amor e Saúde, além de integrar a Equipe E-Multi nas UBSs Salobro e Vila Paraíso.  

Os anúncios refletem o compromisso de Gentil Neto em formar um time qualificado e experiente para atender às demandas da população caxiense nos próximos anos.

PROMOTORIA APURA USO DE SLOGAN DA PREFEITA EM MATERIAL ESCOLAR NAS ELEIÇÕES DE TIMON

A Promotoria de Justiça está apurando suposto uso da máquina pública na promoção pessoal da prefeita de Timon, Dinair Veloso, durante campanha eleitoral.

Segundo informações, a gestora municipal teria violado o princípio da impessoalidade ao supostamente distribuir material escolar com o slogan da Prefeitura durante o período eleitoral.

O promotor responsável pelo caso, Sérgio Martins, pontuou que o artigo 37, parágrafo 1° da Constituição Federal diz que “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

E completou: “a publicidade no âmbito da Administração Pública, está condicionada à plena satisfação dos requisitos constitucionais que lhe imprimem determinados fins: caráter educativo, informativo ou de orientação social e ausência de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

Ao analisar os documentos enviados à Promotoria, foi detectado foram distribuídos materiais escolares grafados com slogan da gestão da Prefeita Municipal de Timon, tal seja “ A cidade que a gente ama”.

Diante disso, o promotor decidiu instaurar o procedimento administrativo para apurar os fatos e realizar diligências investigatórias.

Sérgio Martins já determinou pesquisa na internet para verificar se o slogan “A cidade que a gente ama” foi utilizado pela Prefeita Dinair Veloso nas eleições municipais de 2024 e 2020.

Ele também encaminhou os autos para a Assessoria da Promotoria de Justiça Especializada para que sejam analisados os documentos e informações constantes, e caso reste constatado ato ímprobo, seja elaborada a minuta da Ação de Improbidade Administrativa.

Fonte: Neto Ferreira 

sábado, 16 de novembro de 2024

ALDEIAS ALTAS REALIZA 1ª CORRIDA DE RUA EM ALUSÃO AO OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

Na última sexta-feira, 15 de novembro, a cidade de Aldeias Altas foi palco da 1ª Corrida de Rua em homenagem às campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, que buscam conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata, respectivamente.  

O evento reuniu dezenas de atletas, que percorreram o trajeto pela principal avenida da cidade. A corrida foi marcada por uma estrutura de grande porte, contando com a presença de profissionais para garantir a segurança dos participantes e o suporte necessário durante o percurso.  

A iniciativa teve o apoio direto do prefeito Kedson Lima, em parceria com o empresariado local, que contribuiu para o sucesso da ação. Além de promover saúde e bem-estar, o evento reforçou a importância da união da sociedade em torno de causas preventivas de grande relevância.  

A 1ª Corrida de Rua de Aldeias Altas deixou um legado positivo, mostrando o potencial da cidade para realizar atividades que integram esporte, saúde e conscientização social. A expectativa é de que o evento entre para o calendário anual do município.
VÍDEO:


sexta-feira, 15 de novembro de 2024

RICARDO RODRIGUES CAMINHA PARA UM SEGUNDO MANDATO COMO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO MUNICIPAL

O vereador Ricardo Rodrigues, que conquistou a confiança dos colegas e se destacou pela condução exemplar na presidência da Câmara Municipal, está cada vez mais próximo de garantir seu segundo mandato à frente do Legislativo. Com habilidade política e respeito entre os vereadores, Rodrigues tem sido um dos nomes mais influentes da Casa, atuando com foco e comprometimento para fortalecer a união entre os membros e promover um ambiente de trabalho eficiente e harmonioso.

Durante seu primeiro mandato, Ricardo Rodrigues consolidou-se pela condução estratégica das pautas e debates, demonstrando capacidade de liderança e um olhar atento às demandas da comunidade. Sua gestão é marcada pela fidelidade ao grupo político ao qual pertence e por uma administração transparente, sempre buscando o equilíbrio entre as demandas dos vereadores e os interesses públicos.

A continuidade de Rodrigues na presidência é vista por muitos como uma decisão natural e positiva para o Legislativo, que reconhece em sua liderança uma força que valoriza o diálogo e a resolução de conflitos. Com um estilo de liderança que alia firmeza e diplomacia, ele conquistou um espaço de destaque não apenas por sua afinidade com os vereadores, mas também pela dedicação e seriedade com que conduz os trabalhos na Câmara Municipal.

Com essa possível recondução ao cargo, a expectativa é de que Ricardo Rodrigues continue seu trabalho de maneira inovadora, promovendo avanços na gestão e consolidando uma agenda que prioriza o desenvolvimento e a representatividade da comunidade local.

PF DESARTICULA GRUPO ACUSADO DE FRAUDE BANCÁRIA NO MA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (14), a Operação Falsioloquium, que visa desarticular um grupo criminoso responsável pela obtenção de valores indevidos por meio da abertura de contas bancárias com documentos falsos. A ação ocorre simultaneamente nos estados do Ceará, Pernambuco, Maranhão e São Paulo.

Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte/CE, após solicitação da Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro do Norte.

As investigações começaram em junho deste ano, quando um suspeito foi preso em flagrante ao tentar abrir uma conta bancária na Caixa Econômica Federal, no município de Mauriti/CE, usando documentos falsos.

Com o avanço das investigações, foi identificado que o suspeito possuía uma extensa lista de antecedentes criminais e supostamente era membro de uma facção criminosa.

O grupo operava em várias localidades nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba, realizando fraudes em instituições financeiras por meio do uso de documentos falsificados. Outros dois indivíduos, também com histórico criminal, foram identificados como membros dessa organização.

Os envolvidos poderão responder por crimes de organização criminosa, falsificação de documentos públicos, uso de documento falso, estelionato qualificado e lavagem de dinheiro.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

MARCELA RAMOS OLIVEIRA ASSUME SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO NA NOVA GESTÃO MUNICIPAL DE CAXIAS

Na nova gestão que assume a prefeitura de Caxias a partir de janeiro, o avanço das mulheres em posições de destaque é evidente. Agora, quem integra esse grupo de lideranças femininas é Marcela Ramos Oliveira, nomeada Secretária Municipal de Comunicação. 

Com uma sólida formação acadêmica e profissional, Marcela é graduada em Jornalismo pela UniFacema e licenciada em Letras/Literatura pela UEMA, além de contar com um curso técnico em Jornalismo pelo IBECEC e diversas especializações, incluindo redação para web, telejornalismo e assessoria de imprensa. Sua trajetória é marcada pela experiência em frente às câmeras, como apresentadora e repórter na TV Band Caxias, TV Sinal Verde Caxias e TV Guanaré.

Além de sua atuação em emissoras de televisão, Marcela já ocupou o cargo de diretora administrativa financeira do Sistema Guanaré e trabalhou em agências de marketing e publicidade, atendendo clientes em várias cidades da região, como São João do Sóter, Pio XII, Igarapé do Meio e Santa Inês. Mais recentemente, vinha exercendo a função de Assessora de Comunicação da Prefeitura de Caxias.

A presença de Marcela no governo reforça o protagonismo feminino na nova administração municipal, que reconhece o valor e o talento das mulheres de Caxias. Essa representatividade, que cresce cada vez mais em diversas áreas, reflete um compromisso com a pluralidade e com a qualidade na gestão pública.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

PREFEITO ELEITO GENTIL NETO REFORÇA PRESENÇA FEMININA EM CARGOS-CHAVE DO GOVERNO

Com a recente definição de mais duas mulheres para integrar a gestão do prefeito eleito Gentil Neto, o governo municipal de Caxias dá mais um passo importante para valorizar a presença feminina em posições de liderança. Luciana Paula Lemos da Silva e Luciana Andrea da Costa Soares foram anunciadas como futuras responsáveis, respectivamente, pela Secretaria Municipal de Turismo e pela Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.

 Luciana Paula Lemos da Silva: Liderança no Turismo

Formada em Turismo pela Faculdade Maurício de Nassau, Luciana Paula Lemos da Silva traz experiência consolidada para o cargo de Secretária Municipal de Turismo. Com uma trajetória de 16 anos à frente da Tria Viagens, Luciana possui especializações em Experiência do Cliente e Formação de Roteiros, qualificações que serão cruciais para impulsionar o turismo local, setor estratégico para o desenvolvimento econômico e cultural de Caxias. Luciana também exerce a Chefia de Gabinete da Prefeitura e a presidência do Conselho de Turismo Municipal, papéis que consolidam seu conhecimento sobre as necessidades do setor.

Luciana Andrea da Costa Soares: Experiência e Gestão no Agronegócio

À frente da nova Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, Luciana Andrea da Costa Soares é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com pós-graduação em Genética (UEMA), MBA em Agronegócios (USP/ESALQ) e mestrado em Produção Vegetal (UFPI), Luciana traz um histórico robusto de gestão e conhecimento técnico. Sua atuação anterior inclui supervisão de produção em fazendas na região do MATOPIBA e trabalho como extensionista pela Inagro. Atualmente, Luciana Andrea é Secretária de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio, destacando-se por sua competência e visão para o desenvolvimento rural sustentável e a inspeção animal.

Fortalecimento da Representatividade Feminina

As nomeações de Luciana Paula e Luciana Andrea representam um compromisso da gestão Gentil Neto em fortalecer a participação feminina no governo e, simultaneamente, em áreas fundamentais para o município. Em um cenário ainda dominado por homens, a presença de mulheres em cargos de alta responsabilidade é um avanço não só para a política local, mas também para a sociedade caxiense, promovendo um governo que busca inclusão e diversidade.

Essas nomeações refletem o compromisso de Gentil Neto em reconhecer e valorizar a competência de mulheres preparadas para gerir com eficiência. Com duas profissionais de peso, o novo governo tem grandes expectativas para fomentar o turismo e fortalecer o agronegócio local, alicerçando a administração pública de Caxias em liderança, inovação e respeito à diversidade.

ADOLESCENTE MORRE, E MÃE E AVÓ SÃO INTERNADAS APÓS TOMAREM AÇAÍ COM VENENO DE RATO

GOVERNADOR NUNES FREIRE - Uma adolescente morreu após tomar açaí com veneno de rato na cidade de Belém do Pará, no último domingo (10). Ela foi identificada como Verônica Sabrine dos Santos, de 16 anos. A mãe e avó da garota também consumiram o açaí envenenado. As três são do município de Governador Nunes Freire, no Maranhão.

Segundo a polícia, o pai da adolescente é o principal suspeito do crime. O caso foi registrado na casa de Erineuda dos Santos Mendes, de 45 anos, mãe de Verônica. As duas estavam na companhia de Maria Neide dos Santos, de 62 anos, mãe de Erineuda, que havia ido à casa da filha para prestar apoio durante o processo de separação com o pai de Verônica.

Segundo a irmã de Erineuda, o homem teria mandado a filha servir o açaí, mas não ingeriu. Depois de tomar o açaí envenenado, as três - avó, mãe e filha - começaram a passar mal. Verônica morreu em poucos instantes após ingerir o alimento.

Maria Neide e Erineuda foram socorridas e depois transferidas para um hospital, onde permanecem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. Ele foi ouvido na segunda-feira (11), mas foi liberado.

A polícia segue investigando o caso para saber como foi colocado veneno no alimento e se foi proposital.

Fonte: Imirante 

terça-feira, 12 de novembro de 2024

GENTIL NETO NOMEIA MAIS TRÊS NOVOS GESTORES PARA ADMINISTRAÇÃO EM CAXIAS-MA

Nesta terça-feira, 12 de novembro, o prefeito de Caxias-MA, Gentil Neto, anunciou três novos nomes para ocuparem pastas estratégicas em sua gestão. Os escolhidos são profissionais com ampla experiência em suas áreas e histórico de serviços prestados na administração pública. Confira o perfil dos novos integrantes:

Merandulina Bezerra de Castro - Chefe de Gabinete do Prefeito

Merandulina é formada em Ciências Contábeis e tem vasta experiência na administração pública e privada. Atuou como administradora da JM Engenharia e Serviços Gráficos e já ocupou o cargo de Secretária Municipal de Planejamento e Administração. Com uma trajetória também ligada ao setor de saúde, prestou serviços como coordenadora do Fundo Municipal de Saúde de Caxias-MA e, mais recentemente, foi Assessora Especial da Gerência de Desenvolvimento do Governo do Estado em Pedreiras-MA.

Isaías José da Silva Neto - Controlador-geral do Município

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Ciências Contábeis pela Universidade Anhanguera, Isaías possui ainda duas pós-graduações: um MBA em Gestão Pública pela Uniderp e especialização em Licitações Públicas e Contratos Administrativos pela ESCEX TCE-MA. Já exerceu o cargo de Controlador-geral de Caxias-MA, além de trabalhar como Assessor Jurídico Sênior. Advogado (OAB/MA 14.617) e contador (CRC/MA 15595/0-9), Isaías é sócio de escritórios de advocacia e contabilidade, onde presta assessoria em controle interno e gestão pública.

James Lobo de Oliveira Lima - Procurador-geral do Município

James Lobo, formado em Direito pela UFMA, é pós-graduado em Direito Municipal, Direito Eleitoral e Controle Interno da Administração Pública. Com passagens pela Procuradoria-geral de Caxias, onde foi assessor especial, e pela Controladoria-geral do município, atualmente ocupa o cargo de Controlador-geral de Coroatá. Além das funções administrativas, James é palestrante e autor de livros na área jurídica.

As nomeações reforçam a equipe de Gentil Neto com profissionais experientes, que prometem contribuir para o aprimoramento da gestão pública em Caxias-MA.

PREFEITO DE ALDEIAS ALTAS ENFRENTA CRISE COM VEREADORES E INQUÉRITO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Uma recente declaração do prefeito de Aldeias Altas, Kedson Lima, durante uma entrevista em uma rádio local, gerou polêmica e de...