sábado, 26 de outubro de 2024

PT JÁ SE MOVIMENTA E COBRA APOIO PARA EVENTUAL CANDIDATURA DE CAMARÃO AO GOVERNO EM 2026


Após fim do primeiro turno das eleições municipais, os membros da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão se reuniram e fizeram uma avaliação. Além de constatar que a federação (PT/PCdoB e PV) saiu pequena do pleito, os petistas já fizeram uma projeção de posição quanto as eleições de 2026.

Sobre essa projeção, o partido diz que defende a candidatura do vice-governador, Felipe Camarão (PT), ao governo do Maranhão. Mesmo considerando essa defesa, o documento da Executiva estadual da sigla disse que não vai se antecipar ao debate eleitoral de 2026.

À coluna, o presidente estadual do PT, Francimar Melo, afirmou que realmente o partido defende o nome de Camarão, mas entende que ainda haverá um debate na base do governador Carlos Brandão (PSB) a respeito da sucessão estadual daqui a dois anos.

Mas para Felipe ser candidato ao governo, não basta somente a posição do PT do Maranhão. Uma articulação nacional muito decidirá os rumos petistas por aqui já que Camarão já não é tão palaciano assim.

Outro assunto debatido foi quanto a manutenção da federação. Apesar de ser um debate nacional, a Executiva da legenda no Maranhão nunca apoiou a união com PCdoB e PV.

Essa posição deve ser fortalecida agora após resultado de 2024 já que a federação alcançou o pequeno número de 5 prefeitos eleitos somente. E mais: os três partidos agora se encontram com a mesma estatura, diferente do que ocorreu em 2022 quando o PCdoB ainda estava amplo no Maranhão devido aos anos do governo de Flávio Dino, que era da sigla na ocasião.

O fato é que o PT já demonstra que tem nome para 2026, não quer mais o PCdoB tão próximo e que buscará manter a base unida no Maranhão. Resta saber se essa união pode custar mudança de posição quanto ao nome para o Palácio dos Leões.

Do Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF DESMONTA ESQUEMA DE FRAUDES FAZENDÁRIAS NO MA: ADVOGADOS ENVOLVIDOS DESVIARAM MAIS DE R$ 1,5 MILHÃO

Os policiais cumprem dois mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão em São Luís e São José do Ribamar. ...