A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Remix, com o objetivo de investigar e combater desvios de recursos públicos, fraudes em processos licitatórios, associação criminosa e lavagem de dinheiro no município de Codó, no interior do Maranhão. As irregularidades estariam relacionadas à contratação de eventos musicais e ao aluguel de equipamentos para essas ocasiões.
De acordo com as investigações, empresas de fachada foram utilizadas para firmar contratos com a prefeitura local. Os valores oriundos desses contratos, que somam mais de R$ 2,5 milhões, foram desviados, sacados e transferidos para contas de terceiros que não tinham qualquer ligação com os objetos contratados.
A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão, além de mandados de quebra de dados telemáticos, todos expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), que é responsável por crimes de lavagem de capitais no estado. O Juízo Federal também determinou a quebra do sigilo telemático dos equipamentos apreendidos, com o intuito de coletar mais provas e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
Os investigados poderão responder por diversos crimes, como corrupção passiva, apropriação de verbas públicas, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Todo o material apreendido será periciado para aprofundar as investigações e identificar novas pessoas e empresas envolvidas, bem como verificar outros crimes que possam estar relacionados ao esquema.
Para mais informações:
Polícia Federal no Maranhão
Telefone: (98) 3131-5105
E-mail: cs.srma@pf.gov.br
Instagram: @pf.maranhao
Site: www.gov.br/pf
Nenhum comentário:
Postar um comentário