quinta-feira, 2 de maio de 2024

INOPERÂNCIA DO CORPO DE BOMBEIROS PREJUDICA O COMÉRCIO DE CAXIAS.

A inoperância do Corpo de Bombeiros de Caxias tem prejudicado bastante o comércio local. Em todos os setores, as reclamações são inúmeras, sendo o mais prejudicado o ramo de farmácia, que precisa anualmente da documentação atualizada para continuar comprando junto às distribuidoras. Aguardando cerca de 60 dias pela assinatura do certificado, o empresário César Sabá contou à nossa reportagem o problema que está enfrentando para operar um de seus empreendimentos: "Estou há 2 meses esperando o certificado. Lá existe uma mistura de incompetência com falta de respeito para com o empresariado local. Eles prestam, nesse quesito, um desserviço ao município. Minha empresa é considerada de baixo risco e sempre que vamos lá eles falam que falta só uma assinatura pra despachar. Só que ninguém assina. E pra piorar, os nossos fornecedores exigem o alvará do município e esse documento só é liberado após a apresentação da documentação do Corpo de Bombeiros. Hoje to sem comprar justamente por falta desse alvará. Estamos, inclusive, conversando com alguns colegas donos de farmácia pra entrar na justiça pra ver se eles assinam esse documento por mais incrível que isso possa parecer," falou o empresário. 
 César Sabá/empresário 
Outro setor que sofre com tudo isso é o de combustível, pois são considerados de alto risco e sofrem com a mesma demora. A reportagem do blog procurou o comando do Corpo de Bombeiros, e este afirmou: "essa demora pode acontecer por alguma pendência da própria empresa". Quanto a essa afirmação da corporação, César Sabá foi categórico: "não existe pendência nenhuma. Por que falam que só falta uma assinatura? O que tá acontecendo é falta de vontade de cumprir o dever deles." De acordo com empresários farmacêuticos de Teresina, todo esse processo de entrada e retirada do certificado não ultrapassa 3 dias úteis. Toda essa situação levanta questões sobre a excessiva burocracia no processo de liberação de documentos simples que prejudicam pessoas, o comércio e até o setor de arrecadação do município, que sem essa documentação, fica impedido de cobrar o alvará. Será necessário a Justiça obrigar a assinatura de um simples certificado? Com a palavra, o Corpo de Bombeiros de Caxias.

"DIREITO DE RESPOSTA A MATÉRIA VEICULADA ACIMA SOBRE O CORPO DE BOMBEIROS".

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão informa que, o processo para emissão do Certificado de Aprovação (C.A) é feito mediante solicitação do responsável pela edificação, sua emissão obedece critérios específicos, de acordo com a classificação  de risco de cada local, definido como baixo, medio e alto. A instituição recomenda que os responsáveis por estabelecimentos comerciais iniciem a solicitação do documento com certa antecedência, para que haja tempo hábil,  dentro do prazo legal, na execução dos procedimentos a serem realizados (análise de documentação exigida, checagem de equipamentos contra incêndio e emergência e vistoria no local), que são obrigatórios para edificações classificadas como de risco médio e alto. Sobre a edificação citada, inserida na classificação de 'risco médio', foi protocolada no 5° Batalhão de Bombeiro Militar da região, em menos de 30 dias, portanto, dentro prazo legal previsto para emissão do certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RICARDO RODRIGUES DESTACA TRAJETÓRIA POLÍTICA E ABORDA OUTROS ASSUNTOS NO POD POLITIZAR

Na noite desta quinta-feira(21), o presidente da Câmara Municipal de Caxias, Ricardo Rodrigues, foi entrevistado no Pod Politiza...