terça-feira, 1 de novembro de 2022

SE ELEIÇÃO BRASILEIRA FOSSE DECIDIDA NOS MOLDES DOS ESTADOS UNIDOS, BOLSONARO TERIA SIDO ELEITO 



A eleição presidencial chegou ao fim no Brasil, Lula foi eleito com 50,90%, que representa mais de 60 milhões de eleitores no país. Porém, Bolsonaro saiu vencedor em mais estados, venceu em 14, enquanto que o seu adversário triunfou em 13. Se a eleição brasileira seguisse os moldes norte-americanos, o resultado por aqui seria diferente do proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Nos Estados Unidos, vence a disputa presidencial, o candidato que somar o maior número de delegados no total e cada estado tem a sua proporcionalidade. Seguindo essa tese no Brasil, os números baseados na proporcionalidade de deputados federais por estado, apontaria para uma vitória de Bolsonaro.

Confira os números:
Bolsonaro venceu no Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santos, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, totalizando 276 deputados federais.
Já Lula venceu em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, o que lhe daria 237 deputados federais.
Obviamente que não vivemos nos Estados Unidos e nem tem possibilidade dessa regra ser adotada no país, mas serve para um exercício de comparação, assim como deve ser respeitado o resultado final das urnas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA NA ESTRADA: PROFESSOR CAXIENSE DE HISTÓRIA PERDE A VIDA EM ACIDENTE FATAL

Na tarde desta quarta-feira (8), uma tragédia abalou a comunidade de Caxias. Marcelino Barbosa,  professor de História de 63 ano...