domingo, 27 de setembro de 2020

"A AMAZÔNIA ESTÁ QUEIMANDO": É O CINISMO SEM AMARRAS ONDE O CRIMINOSO POSA DE VÍTIMA


 Começo o texto com as palavras de Padre Antônio Vieira, ao abordar a questão da mentira:


“E, verdadeiramente, para não mentir, não é necessário ser santo, basta ser honrado, porque não há coisa mais afrontosa, nem que maior horror faça a quem tem honra, que o mentir”. (Padre Vieira o Sermão da Segunda Dominga da Quaresma/ pregado na Capela real - VIEIRA, p. 297, v. VI).

Advirto que o texto será longo, mas prazeroso. Portanto, abra uma cerveja, neste domingo, sente-se confortavelmente e comece a ler com atenção. Ao final você poderá esfregar o texto na cara de qualquer salvador da terra. Adiante!


Emmanuel Macron, o presidente francês, anunciou em altos brados para o mundo:


“A Amazônia está queimando!!!”

25 milhões de pessoas moram na Amazônia legal, ou como querem alguns estudiosos na Pan-Amazônia que engloba toda a região banhada pelo rio Amazonas e seus afluentes, com características próprias e comuns, é formada por nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana Inglesa, Peru, Suriname e Venezuela) e atinge dez Estados brasileiros (Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e em todos esses lugares moram pessoas.


Sim, aqui, na Pan-Amazônia, mora alguém!


O grito irresponsável de Macron parece dizer ao mundo que os 25 milhões de amazônidas estão todos loucos! Estão queimando a floresta onde vivem há séculos e se suicidam pulando dentro do fogo! Vamos salvá-los, grita Macron, a eles e a floresta! O cheiro de suas carnes humanas assando e o cheiro das árvores queimando se estende por quilômetros! Vamos salvá-los!


Macron, o irresponsável, juntamente com manifestantes “sem noção” e sem qualquer conhecimento do assunto, tais como Greta Thunberg, passando por Guterres, o Secretario-Geral das Nações Unidas, Madonna, a pop star, Cristiano Ronaldo, o jogador, Leonardo Di Caprio o ator, e mais os entreguistas brasileiros, capitaneados pelo mago-escritor Paulo Coelho, juntando “os artistas”, “os ativistas”, as ONGS, “os canhotas de todos os tipos”, “movimentos sociais das minorias” , todos, enfim, todos se ligaram para salvar em uma só voz a floresta que arde dia e noite sem parar. “Emmanuel Macron, disse que os incêndios são uma emergência internacional e um "ecocídio", criticando o governo brasileiro por não agir para proteger a floresta.”


Tudo isso seria verdade ou tem algo por trás dessa gritaria? Analisemos, pois!



Em reportagem em 09/09/2019 o site da BBC afirmava:


“Por meio de dados de satélite, a Reality Check Team, a equipe de checagem da BBC, analisou o que ocorreu em quatro áreas: Brasil, Sibéria, Indonésia e África Central. A conclusão é que, embora os incêndios deste ano tenham causado danos significativos ao meio ambiente, eles já foram piores no passado.”

Eis o primeiro gráfico de incêndios na Amazônia:




Número de incêndios no Brasil – (De 1/1 a 27/8 a cada ano) — Foto: BBC News/Inpe


Façamos a leitura dos dados: Azul Claro incêndios no Brasil. Azul escuro Amazônia brasileira. Os dados em Azul Claro mostram que os maiores picos de incêndios se deram nos anos de 2003, 2004, 2005, 2007 e 2010. Note que 2019 fica praticamente igual a 2012. Agora a Amazônia no gráfico Azul Escuro: 2003, 2004, 2005 são os maiores focos de incêndios, depois começa a baixar e vai oscilando e 2019 fica igual a 2006.


Por que Macron e sua turma gritam que a Amazônia está queimando se os incêndios caíram pela metade?


Não sabem ler ou escondem algo?


Vejamos outro gráfico:




Área queimada na Amazônia brasileira – (Dados de 2019 vão até 31/8) — Foto: BBC News/Inpe


Analisemos os dados. A leitura é facílima: Os focos de incêndios que chegaram a 160.000 em 2005, baixam em 2019 para 40.000. Mágica? O Brasil nada está fazendo para conter queimadas? Por que Macron e sua turma gritam que a Amazônia está queimando? Não sabem ler ou escondem algo?


Olhemos outra parte do mundo em 2019: a Indonésia. “Lá estão algumas das florestas tropicais com mais biodiversidade e mais antigas do mundo. A partir de dados de satélite, mais de 20 mil incêndios foram detectados neste ano até agora, segundo Tadas Nikonovas, geógrafo da Universidade de Swansea, no Reino Unido.”




Queimadas na Indonésia – (Dados de 2019 vão até 28/8) — Foto: BBC News/Inpe


Ao analisar o gráfico, vemos que em 2015 o número de focos de queimadas nas florestas da Indonésia chegou 180.000. As árvores da Indonésia não servem para nada? As florestas da Indonésia não produzem oxigênio? As queimadas por lá não afetam o clima mundial?


O que escondem Macron e sua turma?


Voltemos nossos olhares para Africa Subsaariana em 2019: “Os satélites da Nasa, a agência espacial americana, identificaram milhares de incêndios em Angola, Zâmbia e na República Democrática do Congo. "Não há evidências de que os incêndios que estamos vendo na África sejam piores do que os níveis nos últimos anos", disse à BBC Denis McClean, do escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres. Olhemos o gráfico:




Queimadas na República Democrática do Congo – (janeiro a agosto) — Foto: BBC News


Níveis recordes na África. Para justificar seu ponto de vista nos debates sobre as queimadas, ao comparar com Amazônia, dizem que os incêndios na África Subsaariana são diferentes. Mas, qualquer pessoa normal sabe que fogo é fogo em qualquer lugar e queimada é queimada em qualquer lugar, produzindo os mesmos gases tóxicos. Ou o que queima na África pouco importa para o mundo? Não afeta a floresta tropical africana? Não? E como os “especialistas” apontaram que cinzas da Amazônia afetaram o estado de São Paulo a milhares de km de distância? “Especialistas dizem que é difícil saber exatamente o que está causando esses incêndios. É provável que muitos ocorram em pastagens, bosques ou savanas em comunidades agrícolas pobres”. "Os incêndios são ferramentas muito importantes de gerenciamento e são usados para limpar a terra para o plantio", diz Lauren Williams, especialista em florestas da África . Vejam só, este especialista acertou na megasena, descobriu o óbvio. Descobriu que os povos pobres que vivem nas florestas precisam comer!


O que escondem Macron e sua turma?


Olhemos a Sibéria: “O Greenpeace chamou os incêndios que atingiram a região russa da Sibéria neste ano de "um dos piores acontecimentos do século". A nuvem de fumaça atingiu o tamanho de todos os países da União Europeia somados. A Agência Florestal Federal da Rússia diz que mais de 10 milhões de hectares (100 mil km2) foram afetados desde o início deste ano, o que já supera o total de 8,6 milhões em todo o ano de 2018.




Número de incêndios na Sibéria e no extremo oriente da Rússia – (Dados de 2019 vão até 28/8) — Foto: BBC News/Inpe


Estes incêndios monumentais em nada prejudicam o clima do mundo? A terra nada sofreu? Nem um grama de gás tóxico foi expelido do material queimado?


O que escondem Macron e sua turma? São burros? Ingênuos?


Vejamos: Em 07-03-2018 o site do Parlamento Europeu publicou um estudo com o título de Emissões de gases com efeito de estufa na UE e no mundo: “Os gráficos abaixo classificam os países da UE pelas emissões totais de gases com efeito de estufa (GEE) em 2017 e enumeram os principais emissores de gases com efeito de estufa do mundo em 2015. A UE é o terceiro maior emissor depois da China e dos Estados Unidos, seguida pela Índia e pela Rússia. Os gases com efeito de estufa permanecem na atmosfera por períodos que podem chegar aos milhares de anos. Estes gases têm, portanto, um impacto mundial, independentemente de onde tenham sido libertados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA NA ESTRADA: PROFESSOR CAXIENSE DE HISTÓRIA PERDE A VIDA EM ACIDENTE FATAL

Na tarde desta quarta-feira (8), uma tragédia abalou a comunidade de Caxias. Marcelino Barbosa,  professor de História de 63 ano...