Ricardo Rodrigues ao lado de José Dirceu, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), ex-deputado federal e ex-ministro-chefe da Casa Civil no primeiro governo Lula.
Brasília/DF – Entre os dias 1º e 3 de agosto, o Partido dos Trabalhadores realiza o seu 17º Encontro Nacional, reunindo cerca de mil delegadas e delegados de todas as regiões do país. O evento, considerado um dos mais importantes da agenda partidária, para aprovar a nova tese-guia, debater os rumos do partido diante dos desafios de 2026 e consolidar a posse da nova direção nacional.
Entre as lideranças presentes, destaca-se a participação do vereador e presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA), Ricardo Rodrigues, que integra a comitiva maranhense e leva à capital federal as demandas e contribuições do interior do estado para o fortalecimento da democracia partidária.
“A presença do companheiro Ricardo Rodrigues no encontro nacional não apenas representa o município de Caxias, mas reafirma o compromisso da nossa base com os princípios históricos do PT: justiça social, soberania popular e protagonismo das periferias”, destacou um dos coordenadores da delegação do Maranhão.
O encontro marcado por intensos debates políticos sobre conjuntura nacional, economia, soberania, educação, meio ambiente e direitos humanos. Também um espaço de articulação estratégica visando as eleições de 2026. Durante o evento, foi oficializada a posse de Edinho Silva como novo presidente nacional do partido, após o processo de eleição direta (PED) realizado em julho.
Em discurso, Edinho destacou que o PT precisa manter sua base mobilizada: “Precisamos construir com o povo, escutando os vereadores, os presidentes de câmara, os militantes de base. É com eles que o projeto popular avança”, disse.
Para Ricardo Rodrigues, a participação nesse tipo de espaço é essencial:
“Como vereador e presidente da Câmara de uma cidade do porte de Caxias, venho a Brasília reafirmar nosso compromisso com a pauta do povo. Estamos aqui não só para acompanhar, mas para contribuir ativamente com a formulação política do partido para os próximos anos.”
A delegação maranhense foi uma das mais expressivas do encontro, com representantes de diversas regiões do estado. A presença de figuras como Ricardo Rodrigues demonstra o alinhamento entre as ações institucionais locais e o projeto político nacional do partido.
O 17º Encontro Nacional reafirma o papel central do PT na construção de uma agenda popular para o Brasil, e a presença de lideranças como Ricardo consolida a ponte entre o legislativo municipal e os debates estratégicos de projeção nacional.
Acesse aqui o conteúdo completo do 17º Encontro Nacional do PT:
Nenhum comentário:
Postar um comentário