sexta-feira, 7 de julho de 2023

CAROLINA ANIVERSARIA. GONÇALVES DIAS É DESTAQUE

A cidade de Carolina aniversaria neste 8 de julho (214 anos de fundação) e a festa inclui representações e declamações sobre o poeta caxiense Gonçalves Dias, bicentenário, e sua obra, eterna (a íntegra do recital você acessa NESTE "LINK "). Carolina, no Maranhão, chamada "Paraíso das Águas", e sua Chapada das Mesas e praça central. ("Mesas" são grandes montes, altos e planos, cujos terrenos ao redor foram desgastados por erosão). Imagens de Imperatriz, a sede da Academia Imperatrizense de Letras nos 31 anos de fundação, a casa com sobrado e, na esquina, a mercearia do pai de Gonçalves Dias, João Manoel, na antiga Rua Formosa, ou rua Direita, ou rua do Cisco, ou Rua Benedito Leite, como é mais conhecida, e, atualmente, Rua Fauze Simão.

Fotos da cidade de Imperatriz 

Casa com sobrado e na esquina mercearia do pai de Gonçalves Dias

Essa parte da programação é produzida e desenvolvida pela Academia Imperatrizense de Letras, fundada há 32 anos pelo caxiense Edmilson Sanches (vizinho da casa dos pais e, depois, da madrasta de Gonçalves Dias; essa a única residência, até os 14 anos de idade, antes da viagem para estudos em Portugal, do menino Antônio [Gonçalves Dias], após seu nascimento no sítio Boa Vista, nas matas de Jatobá, do povoado Laranjeiras, Caxias).

Abaixo, livros recém-reimpressos pela Estampa Editora, todos com assuntos caxienses e/ou maranhenses. Especificamente, o livro "A Canção do Brasil" é todo dedicado a Gonçalves Dias e à importância, impacto, influência de seu mais conhecido poema -- a "Canção do Exílio". Para aquisição, contatar via WhatsApp +55(99) 98405-4248 ou e-mail edmilsonsanches@uol.com.br 

Sobre os livros:

A CANÇÃO DO BRASIL”, provavelmente o primeiro livro brasileiro a fazer resgate sobre a importância, influência e impacto da poesia “Canção do Exílio”, do poeta maranhense Gonçalves Dias, na Literatura Brasileira e de Língua Portuguesa. Traz extensa relação de nomes famosos e desconhecidos que se deixaram tocar pela expressividade da mais conhecida poesia de Gonçalves Dias. Entre os nomes, cantores como Chico Buarque e Caetano Veloso, escritores como Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar;

-----  “MARANHÃO NÃO É MENTIRA”, um trabalho sobre a vida e obra do padre jesuíta José de Moraes e das origens da falsa atribuição do sinônimo “mentira” à palavra “Maranhão”, e a participação do famoso pregador padre Antônio Vieira na construção desse mito até hoje repetido. Sanches foi buscar as origens e desfazer o erro histórico que atribui aos maranhenses a pecha de “preguiçosos”. A obra tem apresentação do ex-reitor da UEMA, diretor do jornal “O Imparcial” e desembargador aposentado Arthur Almada Lima Filho, decano do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, educador e autor de vários livros que integram a Historiografia maranhense;

-----  “TEIXEIRA MENDES – ESSE NOME É UMA BANDEIRA”, livro em segunda edição que relata a vida, obra e lutas de um dos maiores “clínicos da Cidadania Brasileira”, segundo Sanches, o filósofo e matemático maranhense Raimundo Teixeira Mendes, autor da Bandeira Nacional brasileira. Foi Teixeira Mendes quem redigiu a lei que fez a separação da Igreja do Estado, o que resultou no direito de todo brasileiro à liberdade de culto e crença, a ter uma religião, ou a ser ateu. Igualmente, pelos esforços de Teixeira Mendes, o Brasil ganhou leis de proteção à mulher, ao menor trabalhador, aos doentes mentais, à criação da Funai (proteção aos índios) etc.; e

-----  “DO INCONTIDO ORGULHO D ESER CAXIENSE”, que traz um histórico pronunciamento de Sanches na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e textos de pesquisa histórica sobre pessoas e fatos de uma das mais antigas e mais cultas cidades do Brasil. O livro, colorido, tem grandes dimensões, 19,5 cm X 29 cm. 

Sobre essa obra, escreveu a professora doutora DEUZIMAR COSTA SERRA, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA): “Em meus 32 anos como professora nunca tinha visto um discurso tão bonito, agradável e denunciador quanto o seu. Você é o cara!” 

Por sua vez, escreveu uma das mais fortes e representativas vozes da poesia caxiense, maranhense e brasileira, CARVALHO JÚNIOR, que é professor, gestor escolar e ativista cultural: “(...) Seu discurso foi legítimo e lindo de se ouvir. Sou um cara extremamente verdadeiro naquilo que digo. Você é uma das nossas maiores inteligências. Uma mente brilhante e privilegiada. Aliás, o privilégio é de Caxias por ser seu torrão natal. (...)" .

 Já MANOEL DE PÁSCOA MEDEIROS TEIXEIRA (“in memoriam”), professor, escritor e fundador da Asleama, disse: “A sua voz, no cenário do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, ressoou, como os sinos de Jerusalém, em plena data natalina, despertando a cidade de Caxias no Maranhão, em busca do valor cultural. Suas palavras foram felizes, que sejam cabíveis no cenário do ser de cada caxiense”. 

Um dos mais renomados poetas caxienses, WYBSON CARVALHO, jornalista, ex-presidente da Academia Caxiense de Letras, escreveu: “Desculpe importuná-lo cedo, mas quero lhe dizer que nunca, jamais, em meus 55 anos de vida, em academias, em congressos, em qualquer lugar, eu houvera ouvido um discurso tão bonito, tão inteligente quanto eu ouvi na noite desta sexta-feira. (...) Teodoro Ribeiro [autor da letra do Hino Caxiense] já previra o futuro, quando escreveu: "Clara estrela no céu maranhense". Você é essa estrela. Você merece o céu, o melhor, pois no chão quem deveria estar eram certas pessoas, para serem pisoteadas. Parabéns, meu amigo, parabéns!"

EDMILSON SANCHES
ADMINISTRADOR – JORNALISTA – ESCRITOR - CONTABILISTA – PROFESSOR – PALESTRANTE – CONSULTOR
Membro da Academia Maranhense de Ciências, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, da Sociedade de Cultura Latina do Brasil (MA), da União Brasileira de Escritores (UBE-MA), das Academias Imperatrizense e Caxiense de Letras, Academia Brasileira Rotariana de Letras (Abrol - Rotary Club), Conselho Regional de Administração, do Conselho Regional de Contabilidade, da Academia Internacional de Literatura Brasileira (Fort Lauderdale, Flórida, USA) e de Academias de Letras dos Estados do Maranhão, Pará, Espírito Santo e São Paulo. Autor de dezenas de livros nas áreas de Administração (pública e empresarial), Biografias, Comunicação, Desenvolvimento, História e Literatura (crônicas, contos, poesias, romance).
Contatos: 
Celular/WhatsApp: +55 (99) 98405-4248  
  E-mail: edmilsonsanches@uol.com.br  
  Site: www.edmilson-sanches.webnode.page

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA NA ESTRADA: PROFESSOR CAXIENSE DE HISTÓRIA PERDE A VIDA EM ACIDENTE FATAL

Na tarde desta quarta-feira (8), uma tragédia abalou a comunidade de Caxias. Marcelino Barbosa,  professor de História de 63 ano...