sexta-feira, 20 de setembro de 2024

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO ANÚBIS CONTRA FRAUDES NO INSS EM CAXIAS


 A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta sexta-feira (20) a Operação Anúbis, com o objetivo de combater crimes contra o sistema previdenciário no município de Caxias, no Maranhão. A investigação identificou uma associação criminosa que se passava por pessoas falecidas para sacar indevidamente benefícios previdenciários do INSS.

Iniciada em 2023, a operação revelou um esquema de fraudes que envolvia a falsificação de documentos e a manutenção de benefícios de titulares já falecidos, incluindo a realização de provas de vida fraudulentas e saques mensais indevidos. De acordo com a PF, as ações criminosas resultaram em significativos prejuízos aos cofres públicos.

Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Caxias, além de serem coletados dados a partir da quebra de sigilo telemático dos investigados. Os materiais apreendidos serão analisados pela perícia, visando identificar novos envolvidos e possíveis outros crimes.

Os investigados podem responder por crimes como associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documentos públicos e falsa identidade. Caso sejam condenados, as penas máximas somadas podem chegar a 17 anos de prisão.

A operação foi nomeada Anúbis em referência ao deus egípcio dos mortos, responsável por guiar as almas para o além e proteger os túmulos, uma alusão ao esquema envolvendo falecidos.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão  
Contato: (98) 3131-5105 / (98) 99128-6428

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GENTIL NETO ANUNCIA ADENILSON DIAS DE SOUZA COMO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA A PRÓXIMA GESTÃO

O prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto, anunciou mais um nome para compor sua equipe de governo: Adenilson Dias de Souza assum...