A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira, a Operação *Faz o Pix*, com o objetivo de reprimir crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e associação criminosa na cidade de Caxias, no Maranhão. A investigação, que teve início em 2022, desvendou um esquema de saques fraudulentos do FGTS, inserção de dados falsos em sistemas bancários, transferências bancárias não autorizadas e lavagem de dinheiro, resultando em grandes prejuízos aos cofres públicos.
Ao todo, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, tanto nas residências dos investigados quanto em estabelecimentos comerciais envolvidos no esquema criminoso. A Justiça também autorizou a quebra de sigilo de dados telemáticos para auxiliar nas investigações.
Os envolvidos no esquema poderão ser responsabilizados por crimes como associação criminosa, estelionato, inserção de dados falsos em sistemas de informação e lavagem de dinheiro, entre outros. As penas, somadas, podem chegar a 37 anos de prisão.
Os materiais apreendidos serão submetidos a exames periciais, com o intuito de obter novos elementos que possam identificar outras pessoas envolvidas e possíveis crimes relacionados.
O nome da operação faz referência à expressão popular "Faz o Pix", em alusão ao uso indevido do sistema de transferências eletrônicas para movimentar, de forma ágil e ilegal, os recursos obtidos por meio de fraudes.
Polícia Federal no Maranhão
Telefone: (98) 3131-5105
E-mail: cs.srma@pf.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário