quarta-feira, 10 de julho de 2024

MANOEL DA CAÇAMBA(MANOEL FERREIRA DE ARAUJO)(SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO, 19/03/1940 --- CAXIAS, 10/07/2024)


Manoel Ferreira de Araújo, mais conhecido como Manoel da Caçamba, faleceu em Caxias (MA) ao meio-dia desta quarta-feira, 10 de julho de 2024. Viúvo, aposentado, havia completado 84 anos em 9 de março (data registrada em página pessoal no Facebook; outros registros dão-no como nascido em 1º e em 19 de março de 1940). 

Manoel da Caçamba marcou seu tempo em Caxias. Foi vereador três vezes. Foi presidente da Liga Esportiva Caxiense – LEC, a entidade máxima do esporte da “Princesa do Sertão” (na época, eu fui eleito Diretor Administrativo). 

Manoel também foi pequeno empresário, trabalhando com caminhão tipo caçamba, de onde lhe veio o famoso apelido  --  que foi transferido para o filho Frank da Caçamba. Antes de tudo isso, Manoel Ferreira de Araújo foi estivador em Caxias  --  portanto, um homem de força e resistência. 

Manoel nasceu em São Francisco do Maranhão, município de 12 mil habitantes, área territorial de 2.284 quilômetros quadrados e economia de R$ 99 milhões (PIB – Produto Interno Bruto, 2021). Situado no leste maranhense, São Francisco do Maranhão integra a microrregião das Chapadas do Alto Itapecuru e em 2024 completou 100 anos como cidade, embora tenha história bem mais antiga, pois em 29 de abril de 1835 já ganhava a condição de vila, com o nome de  Manga do Iguará. 

Vindo de pequena cidade e tendo em Caxias exercido atividades simples, Manoel da Caçamba manteve sua humildade e simplicidade  --  e também generosidade: são diversos os testemunhos que o colocam como ser humano de bom coração, atento às necessidades dos mais carentes, aos quais procurava auxiliar, na medida do possível. Foram muitos desses que o levaram à distinção de conduzi-lo ao Poder Legislativo caxiense, onde, em três legislaturas, Manoel da Caçamba exerceu a função de vereador. Em 2004 foi candidato a vereador pelo PL, tendo recebido 766 votos, ficando como suplente. Em 2008, foi eleito vereador pelo PSC. Em 2012, candidato a vereador pelo PSB, recebeu 1.145 votos, ficando como suplente. Em 2016, candidato a vereador novamente pelo PSB, recebeu 1.135 votos, ficando como suplente. Em 2018, candidato a deputado estadual pelo PSL, recebeu 2.535 votos, sendo 2.106 votos em Caxias e os demais 429 distribuídos por outros 34 municípios. Em 2020, candidato a vereador pelo PTC, recebeu 517 votos, ficando como suplente. As boas votações que lhe destinaram às suplências também, a partir destas, o conduziram ao exercício da vereança.

A atividade empresarial e o exercício da atividade política levaram Manoel da Caçamba a ser citado até em questionário de prova de concurso público. Foi no município maranhense de Poção de Pedras, cuja prefeitura realizou concurso público para gari e uma das questões, a de número 27, trazia o seguinte enunciado: “Um caminhão, do Manoel da Caçamba, vereador em Caxias(MA), tem, em razão do peso, capacidade máxima de carregar 90 sacos de areia ou 60 sacos de cimento. Manoel, para fazer apenas uma viagem levando areia e cimento, já colocou no seu caminhão 30 sacos de areia. Se o restante da carga é cimento, quantos sacos de cimento o Manoel ainda pode transportar no seu caminhão nesta mesma viagem?”. Opções para resposta: “a) 50; b) 45; c) 40; d) 35; e) 30”.

*

Conheci o Manoel da Caçamba na década de 1970. Eu jogava como ponta-direita (geralmente, camisa 7) no Duque de Caxias Atlético Clube, presidido pelo conhecido relojoeiro Zequinha. Joguei em partidas em Caxias e em municípios do Piauí. (Na minha família, praticamente todos os homens sabiam jogar bem futebol  --  meus tios Raimundo João Gama e José Lourenço, eu e meus irmãos Carlos Magno, Júlio César e, como goleiro, Wendel  --  que recebeu premonitoriamente esse nome em razão do famoso goleiro Wendell Lucena Ramalho [1947—2022], de Recife - PE, que foi goleiro do Botafogo do Rio de Janeiro, capital onde morreu).

Sabendo-me bom com os pés e com as palavras, meu time indicou e defendeu meu nome para compor a chapa para a direção da Liga Esportiva Caxiense, cujo estádio ficava onde na área onde há anos construiu-se o hoje Ginásio João Castelo, um centro de eventos no Largo São Sebastião, no centro de Caxias. Assim, ainda adolescente ou muito jovem, embora precoce para muitos enfrentamentos do trabalho e da vida, fui eleito diretor administrativo da LEC.

Lembro-me de que Manoel e eu viajamos algumas vezes a São Luís. Na capital, despachávamos com a presidência e demais diretores da centenária Federação Maranhense de Futebol. (Atualmente, segundo registros, os clubes caxienses que participam da Federação são apenas dois: a Associação Esportiva Caxiense, fundada em 23 de abril de 1973, e o Sabiá Futebol Clube, fundado em 23 de abril de 2007. A Sociedade Esportiva Juventude, embora formalmente com sede em Caxias, transferiu-se para São Mateus do Maranhão, em cujo estádio, o Pinheirão (Marcos Pinheiro Neto), tem mando de campo). Recordo-me de que, como resultado de uma das reuniões na capital maranhense, a Federação, que à época cuidava também de outros esportes além do futebol, recomendou que informássemos às pessoas físicas e jurídicas que explorassem outras atividades esportivas para que solicitassem, por meio da LEC, registro na Federação estadual. O primeiro a quem levei essa informação foi um conhecido meu, o professor Rubem, de karatê, que ensinava sua arte marcial em um salão que ele alugara no prédio do Excelsior Hotel. O Rubem não gostou, achou que era uma ameaça (!) e até falou com meu amigo Abreu Sobrinho, conhecido e reconhecido jornalista e homem de muitos saberes, meu colega no jornal “O Pioneiro”, onde cada um de nós tinha coluna assinada. Sobre o assunto, o Abreu Sobrinho chegou a fazer registro em sua coluna (“De Tudo um Pouco”, era o título). 

*

Há cerca de 10 anos, a “caxiensidade”, isto é, o espírito de caxiense de Manoel da Caçamba, e sua prestação de serviços ao município, foram reconhecidos oficialmente em 18 de novembro de 2015, data em que a Câmara de Vereadores, por proposição do vereador Paulo Simão, outorgou o Título de Cidadão Caxiense ao são-franciscano Manoel Ferreira de Araújo.
Que Paz e Luz sejam o prêmio na Eternidade para o Manoel da Caçamba, ele que tanto se afadigou nos fazeres de sua longa vida.

Condolências para os Familiares.

EDMILSON SANCHES
PALESTRAS – CURSOS - CONSULTORIA
Administração (Pública e Empresarial) - Biografias - 
Comunicação - Desenvolvimento - História – Literatura
CONTATO: edmilsonsanches@uol.com.br
www.edmilson-sanches.webnode.page

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEREADOR EDSON GAGUINHO E GRUPO DE APOIADORES SÃO VÍTIMAS DE ASSALTO DURANTE ATO DE CAMPANHA EM SÃO LUÍS

O vereador Edson Gaguinho (PP) e um grupo de apoiadores foram vítimas de um assalto no último domingo, 15 de setembro, enquanto ...