quinta-feira, 6 de junho de 2024

GOVERNO DO MARANHÃO E IPHAN AVANÇAM NO PLANO DE RETORNO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CAXIAS PARA SUA SEDE, ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Representantes do Governo do Estado do Maranhão, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e membros do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias voltaram a se reunir no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias, nesta quarta-feira (5), para avançar no plano de retorno do instituto para sua sede, a antiga estação ferroviária. A reunião também contou com a participação do CDL, do Secretário de Juventude do Estado e de representantes da Secretaria da Mulher do Estado.
O secretário de Estado de Administração, Guilberth Garcês, destacou o progresso desde a primeira reunião. “Evoluímos bastante. Estamos muito felizes com os desenhos e com o resultado. Conseguimos encontrar uma proposta que será muito atrativa para a população de Caxias, através de uma parceria entre o Governo do Estado e o próprio instituto, focada nas atividades culturais”, afirmou.

Garcês explicou que a primeira etapa envolve a aquisição do prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pelo governo estadual. “Uma importante reunião com o DNIT garantiu a disponibilidade desse prédio. Nos próximos 30 dias, esperamos concluir essa cessão do imóvel, para então iniciar os processos licitatórios para compra dos equipamentos necessários”, disse.

A superintendente do IPHAN no Maranhão, Lena Brandão, também participou da reunião e destacou a parceria entre as entidades. “A reunião de hoje foi proveitosa, seguindo a mesma linha da reunião inicial. Tivemos a garantia de que o estado cuidará da cessão de uso do instituto, permitindo que continue funcionando no complexo ferroviário”, afirmou. Lena elogiou a parceria com o governo estadual, que se comprometeu a apoiar o funcionamento do complexo com os recursos necessários.

Antônia Miramar, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, reforçou a importância do projeto. “O instituto realmente buscou a aprovação deste projeto juntamente com o IPHAN. Conseguimos esse projeto através do presidente fundador, Arthur Almada Lima Filho. Agora estamos prestes a celebrar essa parceria com o estado, o IPHAN e o instituto”, disse.

A revitalização e o retorno ao complexo ferroviário de Caxias não apenas preservarão a memória histórica da cidade, mas também servirão como um espaço de capacitação para os jovens, fortalecendo a cultura e a educação local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OMS LANÇA DIRETRIZES INÉDITAS PARA TRATAMENTO CONTRA O TABAGISMO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou nesta terça-feira (2) um conjunto de intervenções contra o tabagismo, incluindo ap...