GIFFORD PINCHOT
Creditado ao engenheiro florestal e político norte-americano. É notado como governador da Pensilvânia por dois mandatos, como fundador e primeiro presidente do Serviço Florestal dos Estados Unidos, e como uma figura central no desenvolvimento do movimento conservacionista. A expressão "conservação", no contexto da proteção da natureza, lhe é creditada.uma das figuras centrais do movimento conservacionista moderno. A ele é atribuída a cunhagem da expressão "conservação dos recursos naturais", que dá nome ao conservacionismo.
O movimento conservacionista, também chamado movimento de conservação da natureza, é um movimento político, ambiental e social que se interessa pela conservação da natureza.
Inicialmente o conservacionismo incluía interesses relacionados à pesca, à gestão da vida animal, à água, à conservação dos solos e à exploração sustentável de florestas.
O conservacionismo contemporâneo difere-se por concentrar-se e dar ênfase nas questões do uso sustentável dos recursos naturais e na preservação da diversidade biológica, e o seu instrumento preferencial são as chamadas áreas protegidas.
Para alguns, trata-se de uma parte do movimento mais amplo e diverso intitulado ambientalismo, enquanto outros afirmam tratarem-se movimento distintos, haja vista possuírem fundamentações ideológicas e abordagens práticas marcadamente diferentes.
Nos Estados Unidos, particularmente, ambos movimentos são considerados distintos. Além disso, originalmente o termo conservacionismo designava uma corrente específica do movimento de conservação na natureza, e que se contrapunha à corrente preservacionista do mesmo. Com o passar do tempo, contudo, o termo passou a designar o conjunto de correntes do movimento de conservação na natureza, tornando-se sinônimo do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário