A pesquisa Conceito de intenções de voto para o Governo do Estado e para o Senado, divulgada com exclusividade pelo Blog do Gilberto Léda nesta sexta-feira, 10, movimentou a cena política maranhense.
O levantamento, além de confirmar o óbvio – a liderança de momento do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) -, também aponta para alguns caminhos saiba mais (AQUI)
Um deles é o fato de que a direita, no Maranhão, como no Brasil, está cada vez mais fortalecida, o que se reflete nos desempenho, também, de Lahésio Bonfim (Novo) e Roberto Rocha (PTB).
O que chamou atenção, ainda, foi o percentual alcançado pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), que chegou à marca de 14,1%, o que animou seu entorno.
Aliados do petista ouvidos pelo blog lembraram que, no final de 2021 – portanto em período mais próximo da eleição de 2022 -, o então vice-governador Carlos Brandão (PSB) era também o quarto colocado na disputa, mas com apenas 12%.
O socialista, como se sabe, acabou assumindo o governo meses depois e conseguindo reeleger-se ainda em primeiro turno – e também com um racha na base, provocada pelo rompimento do senador Weverton Rocha (PDT).
No caso de Camarão, há que e destacar, ainda, o fato de que ele nunca disputou uma campanha majoritária como cabeça de chapa, o que o coloca em situação ainda mais favorável que a do o atual governador naquela ocasião.
A candidatura do atual vice, portanto, é perfeitamente viável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário