segunda-feira, 9 de março de 2020

MESMO COM QUEDA RECORDE DE MORTES DE MULHERES,BRASIL TEM ALTA NO NÚMERO DE FEMINICÍDIOS EM EM 2019

O Brasil teve um aumento de 7,3% nos casos de feminicídio em 2019 em comparação com 2018, aponta levantamento feito pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. São 1.314 mulheres mortas pelo fato de serem mulheres – uma a cada 7 horas, em média.

A alta acontece na contramão do número de assassinatos no Brasil em 2019, o menor da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O país teve 19% menos mortes em 2019 que em 2018. Se forem consideradas apenas as mortes de mulheres, o que inclui também os casos que não são classificados como feminicídios, houve uma diminuição de 14% – menor, mas, ainda assim, um recorde.

É o segundo ano seguido em que o número de mulheres vítimas de homicídios cai, mas os registros de feminicídios crescem no país. Em 2019, houve uma alta de 12% nos feminicídios e uma queda de 6,7% nos homicídios dolosos de mulheres.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O primeiro levantamento sobre feminicídios no país foi publicado no Monitor em 2018 e, desde então, ele é feito todos os anos. No próximo domingo (8), é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

MAPA ESPECIAL: Os casos de feminicídios ano a ano no país
ANÁLISE DO FBSP: Redução dos homicídios femininos não significa diminuição da violência doméstica
ANÁLISE DO NEV: Avanços precisam ir além da melhoria dos registros, e foco deve estar na prevenção
METODOLOGIA: Monitor da Violência
O número de homicídios caiu, mas o de feminicídios cresceu mais uma vez no Brasil — Foto: Guilherme Gomes/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMEM É EXECUTADO A TIROS E FACADAS NO BAIRRO CAMPO DE BELÉM

Um homem identificado como Walyson Lima da Cunha, de 36 anos, foi assassinado na noite dessa quinta-feira (6), no bairro Campo d...